Coberturas
Hospital veterinário da Uece une oportunidade de aprendizagem para alunos e serviço de qualidade a animais da comunidade
Home Últimas Notícias Hospital veterinário da Uece une oportunidade de aprendizagem para alunos e serviço de qualidade a animais da comunidade

Maior do Norte e Nordeste brasileiro, o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem contribuído desde 2016 para a formação de novos médicos veterinários com uma metodologia que mescla a teoria dos livros com o dia a dia da profissão. Com cerca de 21.500 procedimentos anuais (média de 2017 a 2019), a unidade fica localizada no Campus do Itaperi, em Fortaleza, e funciona de segunda a sexta-feira, com exames, cirurgias e consultas, a partir de R$ 25 – se a pessoa for beneficiária de algum programa social do Governo Federal fica gratuita.

Apesar da unidade ter esse cunho social por ofertar serviço veterinário a preço popular para os animais da população, o objetivo principal do hospital é formar bons médicos veterinários. “A finalidade maior dele (hospital) é o ensino. Tanto o pessoal da graduação, como da residência universitária, são acompanhados por médicos veterinários e professores. Diariamente eles fazem esse estágio para se aprimorarem na profissão”, destacou o professor Dárcio Ítalo, diretor do hospital.

Os estudantes podem participar das atividades supervisionadas já a partir do terceiro semestre. Segundo Dárcio Ítalo, a unidade recebe cerca de 300 estudantes semestralmente. O diretor informou que a demanda vem até de outros locais. “A gente recebe também (alunos) de outros estados. Em determinados meses, chegamos a ter 20 estudantes em estágio supervisionado no hospital”, disse. O local passou a ofertar no ano passado residência médica veterinária. A primeira turma, com 17 pessoas, vai concluir a pós-graduação em março de 2021.

Juliana Gomes faz parte da segunda turma de residentes. Oriunda da graduação da Uece, a profissional se mostra orgulhosa por poder ampliar seus conhecimentos na casa onde começou sua caminhada no Ensino Superior. “É uma realização ver a residência e o hospital fluindo. Para quem se formou aqui, é uma conquista, porque é um sonho de gerações e agora estamos vendo isso se concretizar”, ressaltou a médica veterinária que está se especializando em reprodução animal.

Com o crescimento do Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso e da oferta de oportunidades, Juliana Gomes enxerga o benefício na ponta da cadeia atendida pelo segmento com o ganho de profissionais mais capacitados e formados no próprio estado.

“A gente não precisa mais buscar em outros estados. Aqui, no Ceará, temos uma residência de qualidade. O hospital torna possível formar profissionais cada vez melhores. Com ele, a gente vai conseguir botar em prática o que a gente ver na graduação e dar continuidade à nossa carreira. Com a residência, a gente se aperfeiçoa para o mercado de trabalho. Então, cada vez mais vão estar saindo daqui profissionais não só para pequenos animais, mas para grandes também, voltados para o campo, que é o que nossos produtores precisam. Então, que eles se sintam assistidos pelo hospital e que a gente seja uma referência com o tempo nesse sentido”, destacou Juliana.

Veja Mais