Últimas Notícias
Horizonte é a única cidade do Ceará a fazer parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras
Home Últimas Notícias Horizonte é a única cidade do Ceará a fazer parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras

Horizonte é a única cidade do País a fazer parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). A cada dois anos, a AICE promove o Prêmio Cidades Educadoras e, este ano, Horizonte foi uma das ganhadoras do Prêmio Cidades Educadoras 2022, com o projeto “Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre”.

O 16º Congresso Internacional de Cidades Educadoras ocorreu entre os dias 25 e 28 de outubro em Andong, na província Gyeongsang, na Coreia do Sul. O evento contou com a presença de autoridades de várias cidades do mundo e diversas apresentações culturais locais.

A secretária municipal de Educação, Cássia Enéas, a articuladora do Selo Unicef, Grecya Barros, e a bordadeira Edna Silva, representaram Horizonte no Congresso. O município se destacou na plenária com a fala de Cássia Enéas, que propôs a inclusão da língua portuguesa nos idiomas oficiais da AICE. Sobretudo porque, em 2024, o Congresso acontecerá no Brasil, em Curitiba. “Daí a importância de podermos nos expressar em português e incluir a todos democraticamente”.

A secretária de Educação ressaltou ainda que representar Horizonte além das fronteiras, é “comunicar ao mundo o valor cultural da ancestralidade de um povo, através da arte do bordado inovador, criativo, além de ser um ato de resistência. Estamos muito felizes pela oportunidade e possibilidade de contar essa história e ser voz para o desenvolvimento das potências femininas, em particular das mulheres negras. Também reforçamos a importância da inclusão da língua portuguesa como idioma oficial da Associação Internacional das Cidades Educadoras”.

Cidade Educadora

Horizonte é a única cidade do Ceará a integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

O compromisso, firmado em 2016, inseriu o município em uma rede de cidades no Brasil e no mundo que se comprometem a reconhecer e promover seu papel educador na formação integral dos habitantes, rompendo com a lógica de políticas fragmentadas e baseando-se na intersetorialidade entre áreas como educação, saúde, meio ambiente e cidadania.

No Brasil, além de Horizonte, os municípios de Caxias do Sul, Santiago e Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Guarulhos, Mauá, Santos, São Carlos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba (SP) e Vitória (ES), também são cidades educadoras.


Redes sociais

O compromisso, firmado em 2016, inseriu o município cearense em uma rede de cidades no Brasil e no mundo que se comprometem a reconhecer e promover seu papel educador na formação integral dos habitantes.

Matéria completa no link da bio do @programadorubao

programadorubão #horizonte #cidadeeducadora #educação #prefeituradehorizonte

Compartilhe:
Veja Mais