Coberturas
Heitor Freire solicita vacinação para pacientes renais
Home Últimas Notícias Heitor Freire solicita vacinação para pacientes renais

 

Durante os “breves comunicados” da Câmara dos Deputados nesta terça (20), o deputado federal Heitor Freire (PSL/CE) chamou atenção para a priorização das vacinas para os pacientes renais crônicos, em especial aqueles que fazem sessões de diálise semanalmente. O parlamentar alertou que esses pacientes estão muito mais expostos por não poder suspender ou mesmo adiar seu tratamento, sendo necessário o deslocamento constante, além de sua condição de saúde delicada:

“Apesar de o coronavírus ser mais conhecido por afetar o sistema respiratório, ele também pode atacar os rins. Atualmente, existem mais de 140 mil pacientes em diálise no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, que apresentou um levantamento apontando que a mortalidade pelo coronavírus é cerca de 40 vezes maior em pacientes dialíticos, quando comparado à população geral. Por isso os pacientes renais crônicos são um grupo de risco na pandemia e precisam ser priorizados na vacinação”, relatou o deputado.

Além do pronunciamento, Freire também protocolou um pedido formal (INC 495/2021) para que o Ministério da Saúde analise a situação dos pacientes renais e os inclua nos grupos mais prioritários para receber a vacina contra a Covid. O pronunciamento completo está disponível no link:

Veja Mais