Um projeto com apoio financeiro da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), ganhou avanço significativo no combate de uma espécie invasora e destruidora da Carnaúba nordestina. O trabalho visa identificar um fungo para agir no controle da praga, de origem madagascarense.
A ‘Unha do Diabo’ ameaça o Setor Carnaubeiro e a sobrevivência da biodiversidade na Caatinga. A praga, que já tomou conta da paisagem de áreas no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e parte de Pernambuco, cresce em volta do tronco da carnaúba, sufocando a planta e impedindo a absorção de luz solar, levando a palmeira à morte.
Com parcela significativa na economia cearense, a Cera da Carnaúba está no 8º lugar do ranking de exportações do Estado. O apoio ao projeto por parte da Adece aconteceu para atender uma demanda do setor por meio da Câmara Temática da Carnaúba.
O fungo selecionado para combater a praga é chamado de Maravalia cryspostegiae, conhecido popularmente como ferrugem. A espécie também é nativa de Madagascar e é a principal inimiga natural da Unha do Diabo. A análise do fungo é liderada por pesquisadores do Centro de Agricultura e Biociência Internacional (CABI), uma organização da Inglaterra que atua em parceria com as instituições brasileiras.
Estiveram presentes em um dos locais das pesquisas, em Caucaia, o diretor de Desenvolvimento Setorial e a Assessora Técnica da Adece, Ricardo Sales e a assessora técnica Ticiana Mesquita. Os representantes do Governo do Ceará foram acompanhados pelo pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rafael Costa e pelo coordenador técnico de projetos da Associação Caatinga, Samuel Portela. Os experimentos acontecem também nos municípios de Granja e Jaguaruana.
Além do apoio financeiro da Adece, a pesquisa conta com a participação da:
- Associação Caatinga.
- UFC.
- Universidade Estadual do Ceará (Uece).
- Universidade Estadual de Feira de Santana.
- Patrocínio do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Ceará (Sindcarnaúba).