Últimas Notícias
Governo do Ceará lança segundo edital do Programa Águas do Sertão para beneficiar a população rural
Home Últimas Notícias Governo do Ceará lança segundo edital do Programa Águas do Sertão para beneficiar a população rural

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde da última quarta-feira (12), o lançamento do segundo edital de Manifestação de Interesse para o Programa Águas do Sertão, que destinará recursos para levar água de qualidade e saneamento a 56 novas comunidades rurais a serem selecionadas no edital. A solenidade de assinatura contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e do secretário-executivo de Saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa.

“Essa ação do Águas do Sertão se soma a uma série de ações de investimento que o Estado tem feito, seja através da nossa Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que tem o SISAR, seja através do Projeto São José, que tem levado vários sistemas de abastecimento de água, seja através do Água para Todos. E, agora, o Águas do Sertão complementando o volume enorme de investimentos que o Estado tem feito”, afirmou Camilo.

O Programa Águas do Sertão é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da SCidades, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural cearense às secas e à escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, através da implantação de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário, ao mesmo tempo em que objetiva consolidar o Modelo de Gestão SISAR com ações de capacitação, treinamentos e fortalecimento de sua infraestrutura. Gestores municipais e gestores dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural têm até 25 de maio para manifestar interesse, através de processo detalhado em http://sistemas.cidades.ce.gov.br/pas/.

Esta é a segunda fase do programa que conta com investimento total de R$ 250 milhões nas duas fases, com aportes do Banco KfW ao Governo do Estado, e contrapartida da SCidades, Cagece e Governo Federal, por meio do projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF). A iniciativa conta ainda com doação da Comunidade Europeia (LAIF).

Esse investimento permitiu que, em 2019, fossem selecionadas 40 comunidades no primeiro edital, contemplando 80 mil cearenses. Com o lançamento do segundo edital, a expectativa é ampliar o número de beneficiados, somando 96 comunidades e 180 mil cearenses na primeira e segunda seleção do Águas do Sertão.

Paulo Henrique Lustosa destacou a importância da iniciativa para ampliar a oferta de água à população rural: “A ideia de ter um modelo de gestão associado é exatamente fazer com que esse serviço, que é essencial para a população, chegue com qualidade. Que a água esteja constantemente lá”.

Na oportunidade, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, enfatizou que o programa é fundamental para emancipar as comunidades do sertão cearense em relação ao consumo de água. “É uma ação, como bem falou o secretário Paulo Henrique, que está dentro de uma ação sistêmica, com tantos outros investimentos e comprometimentos de secretarias, para que a gente possa ver o nosso Ceará cada vez mais bem servido e com boa água para a população”, frisou.

O secretário Zezinho Albuquerque parabenizou os cearenses que serão beneficiados nas duas fases do Águas do Sertão. “Quero dizer a você, meu irmão e irmã cearense, que pode contar com a Secretaria da Cidades. O governador está determinado para que as coisas aconteçam o mais rápido possível”, garantiu.

Veja Mais