O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), lança nesta sexta (26), às 14 horas, no seu canal do Youtube, o inventário da Fauna do Ceará.
A iniciativa refere-se ao levantamento realizado, com aproximadamente 1.300 animais vertebrados, como peixes de água doce e marinhos; répteis; anfíbios; aves e mamíferos marinhos e continentais.
O levantamento foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).
Para o Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o mapeamento das espécies existentes e das áreas onde habitam é importante para desenvolver políticas de controle e preservação.
O conteúdo vai estar disponível no site da Sema, com acesso livre, e vai ser atualizado online pelos pesquisadores, sempre que ocorram novos registros de espécies. O público-alvo são gestores, consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais, estudantes e pesquisadores.
A iniciativa é pioneira no âmbito do estado do Ceará, do Nordeste e nacional, pois articula o conhecimento acadêmico e a gestão pública visando políticas inovadoras, como destaca o cientista-chefe da Sema, Marcelo Soares.
O inventário é fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Funcap), no âmbito do Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente.