Coberturas
Governo do Ceará e CIEE traçam novas estratégias de inserção dos jovens no mercado de trabalho
Home Últimas Notícias Governo do Ceará e CIEE traçam novas estratégias de inserção dos jovens no mercado de trabalho

Em busca de facilitar o acesso de jovens cearenses ao primeiro emprego, a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, se reuniu com executivos do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), na tarde desta quinta-feira (23), para discutir a implementação de novas estratégias de inserção dos jovens no mercado de trabalho. No encontro, estiveram presentes o superintendente nacional de atendimento do Ciee, Luiz Gustavo Coppola, e o supervisor do Ciee no Ceará, Cláudio Moreira.

“É importante termos alternativas de encaminhamento para esses jovens. Às vezes, as escolas de tempo integral, que são muito importantes, têm uma resistência de algumas famílias por conta da questão financeira, porque o menino precisa estar solto para fazer algum dinheirinho. Não é algo formal, mas ajuda a família. Por outro lado, acaba prejudicando a formação. Seria bom que fosse feito dentro de uma estrutura, que ficasse mais regular”, apontou Izolda Cela.

Mais vagas

Coppola expôs que o CIEE tem uma proposta de ampliação das vagas para aprendizes. A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) estabelece que empresas de médio e grande porte devem ter de 5% a 15% do seu quadro de funcionário formado por aprendizes. Contudo, alguns segmentos às vezes não tem o ambiente apropriado para receber esses jovens, como nos casos das empresas que desenvolvem atividades de natureza insalubre.

“A Secretaria Nacional de Políticas Públicas criou um programa chamado Cota Social. Com ele, a empresa contrata aprendizes e disponibiliza para a administração pública, cumprindo a cota. Já temos isso no Pará, no Amazonas, na Bahia, em São Paulo e queremos trazer essa possibilidade para o Ceará”, disse o superintendente.

Expo Ciee

O Governo do Ceará e o CIEE têm aliança consolidada para fomentar a inserção dos jovens cearenses no mercado de trabalho. Em novembro do ano passado, por exemplo, a parceria resultou na Expo Ciee Ceará. O evento, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, ofereceu 1,2 mil vagas de estágio e aprendizagem.

Ao todo, 13,6 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos no dois dias de Feira à época. De acordo com os executivos do CIEE, a Expo CIEE Ceará 2020 deve ocorrer no mesmo período neste ano, novamente no Centro de Eventos, com apoio do Governo do Ceará.

Veja Mais