Últimas Notícias
Governo do Ceará assina memorando com empresa canadense para desenvolver projeto de extração de minério no interior
Home Últimas Notícias Governo do Ceará assina memorando com empresa canadense para desenvolver projeto de extração de minério no interior

O Governo do Ceará e a empresa canadense South Atlantic Gold assinaram, na manhã da última segunda-feira (18), um memorando de entendimentos para projetos de extração de minérios no interior do estado. O Projeto Pedra Branca deverá gerar, inicialmente, cerca de 900 empregos diretos na fase de construção e 250 empregos na fase de operação.

“Muito nos orgulha e nos enche de esperança quando falamos de geração de empregos no interior do Ceará. Estamos promovendo a articulação entre as secretarias para que possamos agir de forma integrada a fim de garantir a capacitação técnica e profissional necessária para que o projeto alcance o sucesso planejado”, comentou a governadora Izolda Cela.

O Projeto tem investimento inicial previsto de R$ 120 milhões com geração de produção inicial estimada de 66 mil onças de ouro, observadas as características do projeto e condições mercadológicas à época da implantação.

A diretora administrativa da South Atlantic Gold, Juliana Campos, explicou que a empresa tem como foco atual a exploração de mineração na América do Sul. E tem uma ótima expectativa para a continuidade do projeto no interior do Ceará. No Brasil, o principal ativo é o projeto Pedra Branca, localizado a 280 km de Fortaleza. A South Atlantic Gold está focada na criação de valor para seus acionistas por meio do desenvolvimento e aquisição de ativos minerais de alta qualidade e localizados em “jurisdições estáveis e amigáveis à mineração”.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, o envolvimento de várias secretarias estaduais no projeto é uma demonstração que o governo atua como “grande facilitador para o investidor que pretende desenvolver algum projeto no Ceará”.

Além da Sedet, o projeto envolve também a Secretaria dos Recursos Hídricos, a Secretaria da Educação, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Secretaria do Meio Ambiente.

“Esse evento significa um momento importante para o Ceará, com a chegada de empresas especializadas em mineração e que descobrem a potencialidade do Estado nessa área, a qual, naturalmente, precisa ser confirmada. A assinatura do memorando é uma sinalização muito boa, pela qual temos que torcer para que a empresa continue pesquisando e chegue a um bom termo para que o Ceará seja beneficiado”, comentou 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Carlos Prado.

O Projeto Pedra Branca pode gerar mais de 800 empregos diretos durante as possíveis fases de aumento da produção anual, o que caracteriza um forte incremento ao desenvolvimento regional da localidade de Pedra Branca e cidades vizinhas. A intenção é promover uma integração da população já existente, capacitar e valorizar a mão de obra local, de acordo com a implantação do Projeto.

Compartilhe:
Veja Mais