Coberturas
Governador afirma que até segunda-feira (20) comunica novo período de isolamento social no Ceará
Home Últimas Notícias Governador afirma que até segunda-feira (20) comunica novo período de isolamento social no Ceará

O atual decreto estadual de isolamento social no Ceará tem validade até a próxima segunda-feira (20), mas será renovado, como informou o governador Camilo Santana no último sábado (18), através de suas redes sociais. O chefe do Executivo cearense disse que está se reunindo constantemente com sua equipe e especialistas na área para definir o período por quanto tempo o dispositivo será prorrogado.

“Essas reuniões com a Secretaria da Saúde, equipe técnica e epidemiologistas têm servido também para nos orientar em todas as decisões tomadas, inclusive na decisão da renovação do decreto que tem validade até segunda-feira e que deverá ser prorrogado. A partir da orientação nós vamos avaliar qual o prazo, o tempo de extensão desse decreto, e iremos informar até lá a renovação”, informou Camilo.

O Ceará atingiu neste sábado a quantidade de 3.062 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus e 180 óbitos decorrentes da pandemia. O governador destacou que o Governo do Ceará vem ampliando a realização de testes para monitorar melhor a situação no estado. “Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), nós já estamos realizando, aproximadamente, 700 testes por dia aqui no Ceará, estava em uma média de 400 e queremos chegar a mil. Já estamos em 87 municípios com a presença do coronavírus”, comentou.

Camilo Santana reforçou a importância das pessoas cumprirem adequadamente as recomendações e reforçou que elas são as mais adequadas, segundo os profissionais da área. “Quero dizer da importância do isolamento social. Sei que não tem sido fácil, muitas pessoas têm se incomodado com essa decisão, mas essa é a medida mais certa dita por especialistas na área da saúde para preservar vidas. Não tomarei nenhuma medida aqui no Ceará que não seja orientada por especialistas. A ciência precisa estar acima de tudo. A decisão precisa ser técnica”, explicou.

Ampliação da rede de atendimento

O Ceará está preparando sua rede de saúde pública para atender a demanda com a crescente de casos. O governador informou que os hospitais ganharam recentemente quase três centenas de novos leitos de UTI e a ampliação continuará. “Nessas três ultimas semanas o Ceará criou 261 novas UTIs na rede pública estadual exclusivamente para atender pessoas com a Covid-19. Hoje mesmo o Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza) está entregando o Hospital do Presidente Vargas. O (Hospital) Leonardo da Vinci começamos com 30 leitos de UTI e já estamos com 59. Nos próximos dias serão mais 15 leitos. A perspectiva é que 130 leitos sejam adaptados no Leonardo da Vinci até o final do mês. Também conseguimos essa semana o Hospital Batista, que é privado, para atender a população. Todas essa medidas têm sido importantes nessa velocidades que os casos se espalham”, destacou.

Para equipar esses leitos, o Governo do Ceará tem tido a parceria do setor privado e da União. “Hoje recebemos mais 15 respiradores do Ministério da Saúde. Ontem, recebemos 20 novos equipamentos de UTIs e semana passada já havíamos recebido mais 30 aparelhos respiratórios, também do Governo Federal. A Federação das Indústria do Ceará, através do Senai, está recuperando aparelhos que nós tínhamos aqui no sistema de saúde do Ceará e os deixando novinhos”, disse Camilo.

Transparência

O trabalho feito pelo Governo do Ceará pode ser visto em dados no portal do IntegraSus, da Sesa. A transparência na informação repassada à sociedade foi reconhecida recentemente como a melhor no país, informou o governador. “Se tem uma coisa que a gente tem feito com muita clareza é a transparência nos dados do enfrentamento do coronavírus. Existe uma instituição chamada Open Knowledge, que avalia o nível de transparência de dados, e nós fomos considerados o estado do Brasil com maior transparência dos doados. Quem quiser ter acesso a esses dados pode acessar o site do IntegraSus. São informações totalmente abertas para qualquer cidadão, inclusive quanto o Estado está investido” ressaltou.

Na contramão da transparência e da verdade, o governador fez um desabafo com relação às mentiras espalhadas neste período. Camilo pediu que a população não compactue com esses crimes. “Fico impressionado com a quantidade de fake news que estão criando nesse momento de forma maldosa. É um oportunismo muito grande de algumas pessoas que procuram se aproveitar da boa vontade das outras. Quero pedir a vocês que não compartilhem. Esse é um momento que precisamos estar acima de qualquer questão política, partidária, ideológica. O meu interesse, enquanto governador, é procurar preservar e proteger o estado e a população”.

Canais de comunicação

Desde o início do combate ao coronavírus o Estado disponibilizou o TeleSaúde (0800 275 1475), com 150 atendentes, para que a população possa tirar dúvidas sobre a doença 24 horas. Outro canal de atendimento é o chat, que pode ser acessado nos nos sites oficiais do Governo do Ceará. Além disso, diariamente a Secretaria da Saúde divulga o boletim epidemiológico informando a situação no Ceará. O Ceará lançou ainda outro canal de atendimento, via Whatsapp – (85) 984390647, que também tira dúvidas sobre os sintomas e orienta sobre o momento certo para procurar uma unidade de saúde.

Veja Mais