Últimas Notícias
Fortaleza sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)
Home Últimas Notícias Fortaleza sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)


Na próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza sediará a Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). O encontro deverá reunir 26 capitais de nove países (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, China, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) para debater temas referentes ao grupo.

Veja a programação da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)

A UCCLA é uma associação internacional fundada em 1985 que tem por objetivo promover o intercâmbio e a cooperação entre as cidades, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações em diversos âmbitos.

A abertura da XXXVIII Assembleia Geral será realizada na segunda-feira (20/11) a partir das 11h no auditório do Paço Municipal, onde também acontecerá a votação do Relatório e Contas e Programa de Atividades de 2023; aprovação de pedidos de adesão e de exoneração; alteração dos estatutos; deliberação sobre a data e local da próxima Assembleia Geral, entre outros.

Além da assembleia, que será restrita a membros da organização, o evento contará com encontros bilaterais para aprofundamento das relações econômicas e culturais entre os representantes das cidades presentes, no primeiro Encontro de Gestores Lusófonos, liderado pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor). É o que explica Joana Nogueira, coordenadora de Assuntos Institucionais de Fortaleza.

“O encontro acontece em paralelo à assembleia. A ideia é que seja criada uma rede de planejamento de cidades de língua portuguesa, que poderão compartilhar bons exemplos e projetos. Fortaleza se apresenta como anfitriã, internacionalizando a cidade para outros gestores mundiais”, afirma ela.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer, na terça-feira (21/11), o Parque Rachel de Queiroz, o Cuca Pici, um Microparque, uma Escola Areninha e o Centro de Controle da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Estarão presentes as cidades Benguela, Huambo, Icolo e Bengo, Luanda, Talatona, Belém, Fortaleza, Praia, Sal, Macau, Bissau, Bolama/Bijagós, Chibuto, Ilha de Moçambique, Maputo, Nampula, Almada, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Porto, Água Grande, Santo António do Príncipe e Díli.

A decisão de Fortaleza sediar o evento foi determinada na última assembleia, realizada em outubro do ano passado, em Lisboa (Portugal), ano no qual a cidade também foi inserida na instituição. Antes, apenas três capitais brasileiras faziam parte da UCCLA: Rio de Janeiro, Salvador e Belém.

Compartilhe:
Veja Mais