Últimas Notícias
Fecomércio Ceará participa da Agenda Institucional do Sistema Comércio, em Brasília   
Home Últimas Notícias Fecomércio Ceará participa da Agenda Institucional do Sistema Comércio, em Brasília   

 

O Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt se reuniu com demais presidentes de federações e representantes do setor terciário para participar do evento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que entregou ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o documento Propostas e Recomendações do Sistema Comércio para Desenvolvimento do País. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 14, em Brasília.  

Na ocasião, ainda foram entregues documentos com propostas e recomendações específicas para todos os Estados e o Distrito Federal. A agenda é um grande marco para o sistema confederativo do comércio e será permanente para o diálogo com as autoridades públicas. Os documentos apresentados ajudarão a construção de pautas temáticas e as autoridades na formulação de políticas públicas capazes de trazer um maior desenvolvimento econômico e social a todos os brasileiros.   

Segundo Luiz Gastão, esse foi um passo importante para o fortalecimento do comércio como um todo. “A Confederação Nacional do Comércio apoia e acredita que é necessário que o Brasil tenha uma reforma tributária justa, que traga equilíbrio para a nossa economia. Mas a forma como ela está sendo pensada neste momento impacta negativamente a economia. Segundo estudos da CNC, esse modelo de reforma aumenta em até 80% o custo tributário para o empresário do setor de serviços. A CNC está propondo repensar esse modelo trazendo cálculos, o que é uma novidade nesta discussão. A CNC está construindo este importante diálogo ao trazer deputados federais e senadores para dialogar com os presidentes das federações estaduais”, afirmou Gastão. 

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou que o diálogo e a colaboração são os motores que motiva o setor terciário que, segundo ele, corresponde a 75% do PIB brasileiro e emprega cerca de 28 a 30 milhões de pessoas. “A Agenda Institucional do Sistema Comércio é um convite ao diálogo. Trabalhamos em conjunto para consolidar um documento em prol do nosso País, com propostas efetivas em favor da liberdade empresarial, da produtividade, da inovação, da atualização das nossas estruturas regulatórias e do combate às desigualdades sociais. Nos colocamos à disposição para atuar em parceria, assumindo um compromisso com o Brasil”, afirmou.  

Geraldo Alckmin iniciou seu discurso afirmando que compareceu ao evento para ouvir um setor que é primordial para a geração de emprego e renda no Brasil. Ele defendeu a necessidade do Governo estimular os setores que mais geram empregos. “Uma das nossas tarefas, e ela é coletiva, é a agenda da competitividade. O Brasil precisa crescer, gerar mais emprego, ter melhor renda, melhorar a vida da população, e nós precisamos de investimento, e para isso é necessário gerar competitividade”, ponderou. 

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também presente ao evento, se colocou à disposição dos empresários e ressaltou o compromisso de estreitar uma parceria importante entre o Ministério do Turismo e a CNC. “O Ministério está de portas abertas para transformar cada vez mais vidas, potencializar a riqueza que o nosso País tem, além de dialogar, buscar soluções e fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor”, defendeu. 

Os parlamentares federais, também presentes no evento, receberam as sugestões apresentadas pela Agenda Institucional, que são congregadas em macrotemas: legislações tributária, empresarial, trabalhista, sindical e ambiental; macroeconomia; comércio exterior e infraestrutura; poder público; educação e bem-estar social.  

 

Compartilhe:
Veja Mais