Últimas Notícias
Evandro Leitão participa de distribuição de mudas de plantas em ação da Semana do Meio Ambiente
Home Últimas Notícias Evandro Leitão participa de distribuição de mudas de plantas em ação da Semana do Meio Ambiente

No encerramento da Semana do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na manhã desta terça-feira (08/06), o Drive Thru Sustentável, com a entrega de mudas de plantas para servidores da Casa e à população. A ação aconteceu no entorno da sede do Legislativo, nas avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira.

Ao todo, foram disponibilizadas 300 mudas de plantas, como ipês roxo, amarelo e rosa, anador, boldo, palmeiras de salão, papoulas e frutíferas -pitanga e sapoti.

O presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), avaliou que a entrega das mudas transmite para a sociedade a mensagem da importância da preservação e cuidado com o meio ambiente. “Hoje estamos fechando a semana com essa entrega de plantas para a população no sentido de que ela, em um gesto simbólico, possa estar olhando para o nosso meio ambiente e nossos ecossistemas. Dessa forma, poderemos proteger e cuidar mais da população de maneira geral”, apontou.

As ações ambientais realizadas pela Casa, segundo analisou o chefe do Legislativo, demonstram a preocupação e o cuidado com a questão social de forma abrangente. “Neste momento tão delicado em que a sociedade brasileira está passando, queremos mostrar que estamos atentos às questões que impactam na vida de cada um de nós. Coisas que certamente irão mexer com o futuro desta Nação, dos nossos filhos e netos”.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL, deputado Leonardo Pinheiro (PP), considerou a ação das entregas de plantas como uma possibilidade de fortalecer e fomentar na sociedade a consciência da necessidade da preservação ambiental. De acordo com o parlamentar, com o crescimento das cidades, acaba-se perdendo áreas verdes. “Nós precisamos cada vez mais ampliar e preservar as áreas verdes, os parques e a cobertura vegetal em nossas cidades. Isso, sem sombra de dúvidas, também é uma maneira de protegermos o nosso meio ambiente”, pontuou.

A coordenadora da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa (A3P), Conceição Machado, afirmou que a entrega de plantas para a população faz todo o sentido, diante do tema da Semana do Meio Ambiente deste ano, que trata da “restauração de ecossistemas”. Ela avaliau ainda de que forma a iniciativa pode influenciar na conscientização ambiental das pessoas que recebem as mudas. “Esse é o nosso convite e acreditamos que, se cada um fizer sua parte, teremos uma boa ação coletiva para a restauração do meio ambiente”, ressaltou.

Aglaídes Arrais, que recebeu uma muda, agradeceu e elogiou a iniciativa da Casa Legislativa. Para ela, ganhar uma planta “anima o dia de qualquer um”. “Isso faz bem a gente: cuidar das plantas. Nós que já temos idade, principalmente. Estou muito feliz. Ganhei o dia. Tenho dois jardins, cada um mais maravilhoso que o outro, e que ganharão mais uma moradora”, garantiu.

A Semana do Meio Ambiente contou com a realização de webinar com o tema “Restauração de Ecossistemas, a missão da década da ONU: como inspirar as pessoas a agir e se conectar com a causa ambiental”; com a exibição pela TV Assembleia de programas do Repórter Assembleia que abordaram ações de sustentabilidade no Ceará; e com o lançamento, na segunda-feira (07/06), do Núcleo de Responsabilidade Social da Casa e a assinatura da carta de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Participaram também da ação o vice-presidente da AL, deputado Fernando Santana (PT), os deputados Augusta Brito (PCdoB) e Elmano Freitas (PT), servidores da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa e representantes de outros setores da Casa.

Veja Mais