Coberturas
Estação João Felipe passa por restauração para receber a Estação das Artes
Home Últimas Notícias Estação João Felipe passa por restauração para receber a Estação das Artes

Até novembro deste ano está sendo realizado um estudo preliminar minucioso para prospecção histórica no conjunto de estruturas presentes hoje. Isso porque o local será o coração do complexo Estação das Artes, construído através de parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, com investimentos de R$ 63,7 milhões pelo programa Juntos por Fortaleza.

Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2021, as intervenções estão sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Erguida onde antes havia um cemitério, aproveitando a estrutura da Estrada de Ferro de Baturité (1873), a Estação João Felipe foi inaugurada em 9 de junho de 1880, durante o governo de Dom Pedro II.

O local já teve o nome de Estação Central, contando com estação de passageiros, oficinas, armazém, galpão de material rodante e casa de locomoção. Em 1941, decreto do presidente Getúlio Vargas mudou o nome para Estação Fortaleza. A denominação Estação João Felipe, pela qual o equipamento é conhecido atualmente, ocorreu por outro decreto federal, em 1946.

O tombamento da estação pelo Programa de Preservação do Patrimônio data de 24 de abril de 1980. O tombamento estadual é de 30 de outubro de 1983, pela lei 16.237

Veja Mais