Últimas Notícias
Érika Amorim quer instituir Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência no CE
Home Últimas Notícias Érika Amorim quer instituir Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência no CE

 

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 182/2020, de autoria da deputada Érika Amorim (PSD), que institui a Semana Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência, no Ceará.

O projeto prevê o inicio da mobilização na primeira semana do mês de fevereiro de cada ano, assim como acontece em âmbito federal. De acordo com a deputada, o objetivo é divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A deputada destaca que, no Ceará, a gravidez precoce não é rara. Somente em Fortaleza, em 2019, foram registrados os nascimentos de 4.324 crianças de mães com idade entre 10 e 19 anos, residentes na capital cearense, conforme a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).

“É mais que necessário olhar para esses números e suas as consequências. Por isso entendemos que o trabalho de conscientização deve ser dinâmico e amplo, levando clareza sobre responsabilidades e os desafios que cuidar de uma criança representa na vida de uma pessoa”, justifica Érika Amorim.

A parlamentar ressalta, ainda, que, com relação às adolescentes com idade inferior a 14 anos, se faz necessário ampliar os debates para combater o estupro com violência presumida, visto que, em regra, relações sexuais nesse contexto serão sempre criminosas.

Caso aprovado em plenário, projeto segue para sanção do governador Camilo Santana.

Veja Mais