Últimas Notícias
Érika Amorim assina voto de congratulações pelas pesquisas anti-Covid desenvolvidas pela Uece
Home Últimas Notícias Érika Amorim assina voto de congratulações pelas pesquisas anti-Covid desenvolvidas pela Uece

 

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (12/8), voto de congratulações à Universidade Estadual do Ceará (Uece) pelos estudos científicos no desenvolvimento da vacina 2H120 Defense e do teste rápido no combate à Covid-19, destinado ao reitor da instituição, Hidelbrando dos Santos Soares. O requerimento (3893/2021) é iniciativa da terceira secretária da Mesa Diretora da Casa, a deputada estadual Érika Amorim (PSD).

“Com a possível conclusão da pesquisa, o nosso país, já tão castigado pela pandemia, poderá contar com uma vacina de baixo custo e de aplicação intranasal. Uma vacina cearense que muito nos orgulha. Em nome da coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece, a professora Izabel Florindo Guedes, parabenizo toda a equipe”, destaca ela.

A parlamentar destaca que a vacina, em desenvolvimento desde 2020 pela Universidade, e agora com suporte da Fiocruz, propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS-CoV-2, que já vem sendo utilizado há muito tempo e que não tem potencial agressor em humanos.

Em relação ao teste rápido, a deputada chama a atenção para pesquisas científicas da Uece que contribuem, cada vez mais, no combate ao novo coronavírus. “Desenvolvido pelo laboratório da Universidade, esse teste de baixo custo para diagnóstico da SARS-CoV-2 é realizado a partir da saliva ou de secreções nasais, com resultado entre três e cinco minutos. Um grande avanço”, finaliza.

SAIBA MAIS
Érika Amorim é autora do projeto que instituiu a lei do Dia Estadual da Imunização no Ceará (Lei n° 16.897) e atua constantemente no fortalecimento de campanhas educativas no Parlamento.

Veja Mais