Últimas Notícias
Educação Infantil de Fortaleza tem reforço de mais 11 unidades inauguradas em 2021
Home Últimas Notícias Educação Infantil de Fortaleza tem reforço de mais 11 unidades inauguradas em 2021

A atenção, o cuidado e os investimentos da gestão municipal já são marcas reconhecidas quando o assunto é a área da Educação Infantil de Fortaleza. Tanto que, neste primeiro ano de mandato do prefeito José Sarto, já foram entregues 11 novos Centros de Educação Infantil (CEIs). Todas estas unidades contam com atendimento de berçário, que inicia a partir de 2022. O serviço voltado aos bebês é uma proposta prevista no plano de governo da atual gestão.

Com as 11 unidades inauguradas, a Rede Municipal totaliza a oferta de 1.768 novas vagas no atendimento às crianças de 6 meses a 3 anos. Os equipamentos foram entregues nos bairros do Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles, no Residencial Yolanda Queiroz), José Walter (Residencial Cidade Jardim), Papicu, Itaperi, Vicente Pinzón e Sapiranga. Outros 21 CEIs já estão com a construção em andamento em diversas localidades da cidade.

Mães que têm crianças nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal falam da satisfação de encontrar nas unidades o ensino de qualidade, bem-estar e segurança para os pequenos. A Diana Moraes da Silva, que é mãe da Maria Ligia Moraes Ferreira, do CEI Dalila Delmas Montenegro, no bairro São Bento, conta como o equipamento, inaugurado no mês de agosto deste ano, tem contribuído com o desenvolvimento da filha.

“Posso dizer que o CEI tem me ajudado bastante, além de auxiliar no desenvolvimento da minha filha. Todos os espaços do equipamento contribuem para a vida e crescimento dela. Acredito que é de grande importância a unidade, não só para mim, mas para todas as mães, porque podemos trabalhar tranquilamente sabendo que nossos filhos estão bem assistidos e acompanhados”, observa.

Fabiana Medeiros, mãe do aluno Saulo José, também do CEI Dalila Delmas Montenegro, concorda com Diana e está satisfeita com o atendimento do filho. “O CEI é perto de casa e isso ajuda muito. Eu tenho a possibilidade de trabalhar e resolver problemas quando ele está na escola. Lá ele fica seguro e tem se desenvolvido muito”, pontua.

A infraestrutura dos novos Centros de Educação Infantil é composta de berçário, nove salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium.

Ampliação da Rede Municipal
A Educação Infantil é uma área prioritária da gestão municipal. Tanto que, de acordo com o Censo Escolar de 2020, Fortaleza é destaque na área, com a ampliação do número de vagas em 5% em um ano, de 2019 a 2020. O crescimento das capitais brasileiras no mesmo período foi de apenas 2,3%. Assim, conforme o estudo, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Fortaleza é a capital do Nordeste com o maior número de crianças matriculadas na Educação Infantil.

Neste contexto, a expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem consolidado uma marca da Educação de Fortaleza. Atualmente, a Rede Municipal conta com 284 unidades educacionais, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias. Além disso, a Capital também possui 151 escolas municipais com turmas de pré-escola.

Em 2021, mais de 55 mil alunos estão regularmente matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal. Na etapa creche, são mais de 23 mil crianças atendidas.

Compartilhe:
Veja Mais