Coberturas
Destaque do PDT reduz idade mínima para os professores na transição da Reforma
Home Últimas Notícias Destaque do PDT reduz idade mínima para os professores na transição da Reforma

Com o intuito de reduzir o impacto da transição dos professores na Reforma da Previdência, o PDT apresentou destaque garantindo uma idade menor aos profissionais que comprovem tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. O plenário aprovou o destaque com o apoio de 465 parlamentares.

“Votamos contra a Reforma desde a Comissão Especial como um todo. Mas não desistimos, em nenhum momento, de conseguir uma condição mais favorável aos professores”, afirma o vice-líder do PDT, Idilvan Alencar. Ele explica que, com aprovação do destaque, durante a transição, professores poderão se aposentar com 55 anos e professoras com 52 anos, três anos a menos do que no previsto originalmente no texto base aprovado na última quarta-feira (10).

Ao fazer a defesa do destaque na tribuna da Câmara, Idilvan foi acompanhado por integrantes da Comissão de Educação de diversos partidos. E fez questão de dividir o protagonismo do momento com a bancada de Educação e com o PDT, que optou pela pauta ao escolher o tema para destacar, ao fazer a ressalva de que a medida foi a possível de se conseguir neste momento. “Os professores mereciam muito mais, mas foi o que conseguimos ajudar neste momento”.

E finalizou apelando para que no momento da votação, o parlamento inteiro fosse a bancada da Educação. “Vamos dizer sim aos professores e dessa forma dizer sim à Educação Brasileira”. E finalizou afirmando que “gostar de professor e respeitar a educação deveria ser um pré-requisito para ser político neste País”.

Abaixo, como ficou a redação final:

§ 1º Para o professor que comprovar exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio serão reduzidos, para ambos os sexos, os requisitos de idade e de tempo de contribuição em cinco anos, não se aplicando o disposto no § 5º do art. 40 e no § 8º do art. 201 da Constituição Federal.

Veja Mais