Últimas Notícias
Decreto prorroga medidas vigentes por mais uma semana
Home Últimas Notícias Decreto prorroga medidas vigentes por mais uma semana

 

O governador Camilo Santana informou na noite da última sexta-feira (7), através de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, que o decreto estadual de medidas de combate à pandemia mantém todas as determinações do decreto anterior.
O anúncio foi feito após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião do anúncio da prorrogação das normas estava presente o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O governador Camilo falou sobre a prorrogação do atual decreto.

Mesmo com o decreto renovado, há uma recomendação para que os municípios, especialmente os das macrorregiões do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe, possam tomar medidas específicas e até mesmo restrições maiores, de acordo com a realidade de cada um, para combater a alta taxa de transmissão.

O secretário da Saúde, Doutor Cabeto, apresentou os números da pandemia no Estado e ressaltou que muitas das aglomerações que provocam pequenos surtos no Ceará, acontecem nas casas das pessoas, com pequenas reuniões de famílias ou de amigos.

Medidas permanecem válidas

Seguem vigentes no Ceará, por mais uma semana, as normas anunciadas no último dia 30 de abril. As atividades comerciais detalhadas no texto do decreto no Diário Oficial do Estado, com até 40% da capacidade, em horários diferenciados, aos sábados e domingos. Dentre elas: comércio de rua (10h às 15h) e shopping (12h às 17h), restaurantes de rua (10h às 15h) e de shopping (12h às 17h). Durante o fim de semana, o toque de recolher é às 19 horas.

Na semana, o toque de recolher continua das 20h às 5 horas, e, as atividades comerciais continuam autorizadas a funcionar com até 40% da capacidade, em horários diferenciados, das 10h às 16h (comércio e restaurantes de rua) ou das 12h às 18h (shoppings).

Mais de 5 mil leitos

Durante a pandemia, o Governo do Ceará já abriu UTIs em todas as regiões do Estado e segue entregando diariamente novos leitos exclusivos para atender a pacientes com Covid-19. O governador listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam com um total de 5.146 leitos exclusivos, sendo 3.809 de enfermaria e mais 1.337 leitos de UTI, um aumento de 74% de ofertas de leitos em relação ao pico da pandemia no ano passado.

Ele destacou a abertura da unidade de campanha no Hospital Regional do Sertão Central e de novas unidades

Vacinas e o Vacinômetro

Até quinta-feira, o Ceará recebeu, por meio do Programa Nacional de Imunizações, 2.877.300 doses de vacinas contra Covid-19. Segundo o Vacinômetro da Sesa, até a última quinta-feira (6), 2.158.922 doses já foram aplicadas em todo o Ceará. Com isso, 1.400.501 cearenses receberam a primeira dose, e 758.421 já foram imunizados com a segunda dose.

Veja Mais