Últimas Notícias
Contribuições dos zootecnistas são celebradas em sessão solene na Alece
Home Últimas Notícias Contribuições dos zootecnistas são celebradas em sessão solene na Alece

As contribuições dos zootecnistas e a necessidade de reconhecimento e espaço de atuação foram destacadas durante sessão solene realizada nesta segunda-feira (03/07) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O Plenário 13 de Maio recebeu profissionais e estudantes oriundos das universidades que oferecem o curso de Zootecnia no Ceará e que formam profissionais que colaboram com o desenvolvimento do Estado. O Dia do Zootecnista é celebrado anualmente no dia 13 de maio e a profissão foi regulamentada em dezembro de 1968. 

O deputado De Assis Diniz (PT), requerente da sessão solene, ressaltou o compromisso e competência dos zootecnistas, afirmando a importância de dar um padrão técnico científico para as atividades do sertão a partir dos conhecimentos partilhados, da ciência, inovação e tecnologia. 

Ele comentou a necessidade de ter zootecnistas em posições estratégicas para o desenvolvimento sistêmico e integrado da cadeia produtiva do Estado, debatendo as condições de trabalho, a profissionalização e a remuneração. 

O parlamentar reiterou ainda seu compromisso na interlocução junto ao Governo Federal e entidades nacionais para o encaminhamento da criação do Conselho Federal da Zootecnia, bandeira que mobiliza a categoria.

Foto – Máximo Moura

Durante a solenidade, foram homenageados cinco pessoas que contribuem com a área de diferentes formas, como a professora Cláudia Goulart, da UVA; João Paulo Arcelino do Rêgo, diretor geral do campus Boa Viagem do IFCE; Marinaldo Divino, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas; Roberto Henrique Dias da Silva, professor do campus Limoeiro do Norte do IFCE e  Francisco Gondim Lóssio da Rocha, gerente regional da Ematerce no Cariri. 

Um dos homenageados, Marinaldo Divino, ressaltou como, ao longo dos anos, a zootecnia cresceu e se espalhou, atuando no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, na geração de renda e melhoria da qualidade de vida. 

Cláudia Goulart agradeceu a homenagem e a honra de representar o primeiro curso de Zootecnia do Ceará, o da Universidade do Vale do Acaraú e comentou a necessidade de mais atenção às universidades estaduais, aos campi doInterior e aos programas de pós-graduação. 

Delano de Sousa Oliveira, diretor da Associação Brasileira de Zootecnistas no Ceará, celebrou a zootecnia e apontou para a união em prol da área, tanto de estudantes como de profissionais. Ele entregou uma homenagem ao deputado De Assis Diniz pelo apoio à causa e pelo aniversário, celebrado neste 3 de julho. 

João Paulo Arcelino do Rêgo, do IFCE, fala em nome dos homenageados e defende criação do conselho federal da zootecnia. – Foto: Máximo Moura

Em nome dos homenageados, João Paulo Arcelino do Rêgo, diretor geral do campus Boa Viagem do IFCE, compartilhou poesia de sua autoria e citou fatos da trajetória da Zootecnia, de seu nascimento nos sertões cearense, da forma como cresceu e contribuiu com outras áreas de conhecimento e atuação.

Ele também reiterou a urgência do apoio para que a criação do conselho federal seja efetivada. “Queremos dar um chega no sistema de conselhos que atualmente somos abrigados e que nos tolhe do exercício profissional legal por uma reserva pífia de mercado”, afirmou. Segundo ele, é preciso que haja um conselho que valorize a zootecnia e o zootecnista. 

Também participaram da solenidade, José Wally Mendonça Menezes, reitor do IFCE, Patrícia Guimarães Pimentel, presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e Itamar Lemos, diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). 

Compartilhe:
Veja Mais