Últimas Notícias
Conselhos do SESI e do SENAI promovem reunião mensal no SENAI Maracanaú e IST
Home Últimas Notícias Conselhos do SESI e do SENAI promovem reunião mensal no SENAI Maracanaú e IST

A reunião mensal do Conselho do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) aconteceu na última quarta-feira, (8/9),  no SENAI Maracanaú e no Instituto SENAI de Tecnologia (IST). O intuito da visita foi mostrar aos conselheiros as estruturas das unidades e os serviços disponibilizados à indústria cearense. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Diretor Regional e Presidente do Conselho Regional do SESI e Presidente do Conselho Regional do SENAI Ceará, Ricardo Cavalcante, liderou a comitiva de conselheiros durante a reunião.

Reunidos no Habitat de Inovação, os membros dos Conselhos discutiram sobre a interiorização das ações da FIEC, o potencial do setor de Energias Renováveis e projetos em andamento das casas do Sistema FIEC. “O que estamos vendo aqui é muito do que o Sistema FIEC está fazendo em todas as unidades e no atendimento à indústria: inovação, transformação digital, proximidade dos industriais e de suas demandas. A FIEC, SESI, SENAI, IEL, Observatório e CIN são instrumentos para atender às indústrias, aumentar a competitividade do setor e gerar empregos e renda”, afirmou Ricardo Cavalcante.

A visita começou no Habitat de Inovação do SENAI, localizado no prédio do IST. A comitiva conheceu as instalações do equipamento, interagiu com estudantes participantes da Saga da Inovação e do Pré-Acelera SENAI. Em seguida, visitou as novas instalações de Química, Alimentos e Bebidas do SENAI Maracanaú, construídas com apoio do Departamento Nacional do SENAI. Com os laboratórios em funcionamento e recebendo alunos, o Presidente e os Conselheiros foram apresentados a cada espaço e aos serviços que oferecem às indústrias. Eles estiveram no Laboratório de Química Analítica, Orgânica e Ambiental; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Química Instrumental e Laboratório de Biotecnologia. Na área de Alimentos e Bebidas, conheceram o funcionamento da Planta Piloto de Bebidas, de Frutas e Hortaliças e de Pescados. Retornando ao IST, visitaram todos os laboratórios e espaços do Instituto.

Opinião dos Conselheiros

André Siqueira (SESI)
A visita está sendo muito importante para ampliar nosso conhecimento do que o Sistema tem aqui, tanto na parte das startups, quanto do ambiente de inovação, dos negócios que já estão acontecendo entre as empresas que estão incubadas aqui, como também dos laboratórios. Só vão surgir projetos novos se tiver gente conversando com gente, quem tem a dor com quem tem a solução. Os laboratórios de Alimentos e Bebidas são muito importantes para nosso setor. A perspectiva de possibilidade de acreditação desses laboratórios pelo INMETRO traz grande ganho para a indústria cearense porque hoje as indústrias mandam amostras para outros estados.

Agenor Lopes da Silva (SESI)
Ainda não conhecia bem. Estou achando maravilhoso e estou encantado com tanta tecnologia.

Cláudio Targino (SESI)
Eu já conhecia há muitos anos a parte de mecânica, mas estou fascinado com os novos laboratórios, onde vi o desenvolvimento da bebida, do pescado. Estou realmente fascinado por isso estar acontecendo. O melhor de tudo é isso ser aplicado para a produção da indústria. Precisamos conhecer mais. Tem que ser visitado mais vezes. Parabéns!

Marcos Soares (SESI)
Esse espaço novo do Habitat de Inovação enche nossos olhos. É muito importante para o setor industrial. Os laboratórios estão todos funcionando. Estamos só esperando alguns laboratórios serem certificados, principalmente os dos setores de cosméticos e saneantes. O de tintas já está todo pronto. Estamos vendo também a parte de metalmecânica muito boa. É muito importante para nosso setor, que produz muita embalagem e precisa de muitos artefatos plásticos.

Agostinho Alcântara (SESI)
A oportunidade de visitar é excelente porque vimos exatamente aquilo que já imaginávamos: um sistema todo voltado para aparelhar, assessorar, colaborar com a indústria e o que a gente sente é a necessidade de maior divulgação. Isso fica dependendo também dos empresários, dos presidentes de sindicatos, de fazer com que essa divulgação aconteça porque tem muita empresa e muita gente que não sabe do potencial que temos no SENAI. Foi muito importante.

Eduardo Camarço Filho (SESI e SENAI)
Gostaria de agradecer ao nosso Diretor Paulo André e a todos da Federação pela oportunidade de visitar o IST, que representa para a coletividade e para o mundo científico a grande capacidade de criação que existe aqui nesse complexo. A indústria cearense está muito bem assessorada tendo todo esse complexo à sua disposição, de alto nível de tecnologia e com excelentes pessoas capacitadas para prestar esse serviço.

Lauro Martins (SENAI)
A visita está sendo extremamente gratificante e importante para conhecer toda essa estrutura magnífica que fica à disposição da indústria. Acho que vir hoje conhecer melhora nosso embasamento nas discussões e vamos difundir mais o IST e fazer com que ele seja mais utilizado e possa também beneficiar mais a indústria.

Marcos Albuquerque (SENAI)
Conheço o SENAI já há algum tempo, sempre tenho andado aqui. Acho que o SENAI é a máquina propulsora do desenvolvimento industrial. É no SENAI que a gente consegue fazer as coisas novas, com sustentabilidade e fazer com que as indústrias realmente funcionem de forma correta e sustentável. Tem essa atividade de fabricação de molde, com extrusora, injetora, que acho fantástico. Isso vai ajudar bastante o setor industrial. Parabéns ao SENAI!

Aluísio Ramalho (SENAI)
Sou habitué aqui porque temos muito projetos. Dessa vez vou sair muito mais empolgado com esses novos equipamentos que foram adquiridos e que estão sendo apresentados aos industriais. É um trabalho que só o nosso SENAI tem. Isso nos enche de orgulho porque o SENAI e o SESI e a nossa Federação, antes de mais nada, trabalham para o desenvolvimento da indústria do Ceará.

Carlos Lindolfo (SENAI)
Estou exatamente onde comecei em 1968. Sou ex-aluno do SENAI, ex-instrutor do SENAI e hoje Conselheiro do SENAI. É maravilhoso voltar aqui e ver os equipamentos com os quais trabalhei na área de solda. Eu era instrutor de solda. Estou muito feliz de estar aqui hoje. As estruturas estão muito boas e são o significado do SENAI.

Veja Mais