Últimas Notícias
Comitiva alemã formada interessada na economia de hidrogênio verde visita unidade do SESI SENAI Ceará
Home Últimas Notícias Comitiva alemã formada interessada na economia de hidrogênio verde visita unidade do SESI SENAI Ceará

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, recebeu hoje (16/03), na unidade SESI SENAI da Barra do Ceará, em Fortaleza, a delegação formada pelos representantes de associações e de instituições da Alemanha voltadas ao mercado de Hidrogênio Verde (H2V).

A missão empresarial organizada pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ), em cooperação com a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), contou com os seguintes executivos: a Diretora Executiva Adjunta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, Loana Von; a Assessora Técnica do Programa H2 Brasil da GIZ, Gianna Pedot; a Vice-presidente da AHK Rio e Diretor Gerente da MAN Energy Solutions Brasil, Jens Hürren; o Conselheiro e Chefe do Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock, Romuald Bittl; o Presidente do Conselho DWV, Werner Diwald e a Assessora de Comunicação Internacional BVES e Catharina Horn e Gerente do Programa Internacional de Soluções Energética da NOW Gmbh, Ekaterina Esche e a Gerente do Programa Internacional de Soluções Energética da NOW Gmbh, Catharina Horn.

Ao conhecerem as ações do SESI e do SENAI Ceará nas áreas de energias renováveis e hidrogênio verde, os executivos saíram da unidade certos de que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) está exercendo um importante papel econômico e social, ao promover medidas voltadas para a produção do combustível sustentável. “É um projeto muito interessante, uma vez que vocês apresentam um rico potencial em energias renováveis, que são as fontes mais limpas e sustentáveis para a produção do Hidrogênio Verde. Temos certeza que o Brasil é um país que vai contribuir muito para a descarbonização do planeta e, depois de tudo que costatamos e do que temos estudado, o Estado do Ceará apresenta condições ideias, seja do ponto de vista natural, assim também como geográfico”, disse a Assessora de Comunicação Internacional BVES, Ekaterina Esche.

Os executivos alemães participaram de uma apresentação dos serviços educacionais e tecnológicos oferecidos pelo SESI e SENAI Ceará, realizada pelo gestor das duas instituições, Paulo André Holanda. Além de reforçar a liderança do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará pontuou como as entidades têm contribuído com o desenvolvimento industrial do estado. “O Ceará tem as melhores condições para produção de hidrogênio verde e energias renováveis, e o SESI e o SENAI Ceará assumem papel fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento dessa cadeia de valor. Esse é motivo de muito orgulho e explica porquê tantas empresas estrangeiras estão nos visitando e com isso, estamos assinando diversas parcerias estratégicas”, disse.

Ao apresentar o instituto SENAI de tecnologia em Energias Renováveis e Eletrometalmecanica, Paulo André Holanda enfatizou a quantidade de laboratórios, os serviços técnicos e consultorias que vem sendo realizadas. Alguns projetos como o desenvolvimento de um biodigestor modular, consultorias em eficiência energética, o capacete elmo tiveram destaque.

Além de inovação e tecnologia, o SESI SENAI Ceará tem uma enorme expertise na formação profissional, principalmente nas áreas de energias renováveis e de mecânica. Por isso, diante da crescente demanda, foi selecionado para participar do projeto H2Brasil da GIZ. “A GIZ é uma importante parceira que está nos ajudando a implementar os primeiros cursos de hidrogênio verde. Uma parceria que nos orgulha e que contribui com a nossa missão de melhorar a vida das pessoas através da educação“, afirmou o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará.

Paulo André Holanda também enfatizou os serviços que estão sendo realizados para a entrega do Centro de Excelência em Transição Energética, na unidade do SESI Ceará e SENAI Ceará, na Barra do Ceará e agradeceu o empenho dos parceiros Enel, Maersk Training, Aeris e da Agência de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, GIZ.

Em seguida, a comitiva visitou a rede pedagógica de distribuição de energia, os laboratórios de realidade virtual, de sistemas fotovoltaicos, de energia éolica, além de ter presenciado a realização de cursos técnicos.

Paulo André Holanda esteve acompanhado durante a recepção da delegação alemã pelo Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; pelo Gerente da unidade do SENAI Ceará, Sales Brandão; da Assessora Técnica para assuntos de transição energética do SESI SENAI Ceará, Isabela Maciel; do Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), de Maracanaú, Carlos Egberto, e do Assessor do SENAI Ceará, Walaci Fialho.

Jurandir Picanço enalteceu os resultados da visita. “Esse momento foi de suma importância porque demostra que o Ceará e a Federação das Indústrias estão totalmente inseridas no novo mercado do Hidrogênio Verde. Essa é uma delegação de alto nível, formada por representantes de associações de empresas alemãs todas relacionadas à produção do Hidrogênio Verde e vieram conhecer as nossas potencialidades”, finalizou.

Compartilhe:
Veja Mais