Atendendo a requerimento da deputada Érika Amorim (PSD), a Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa lançou, nesta quinta-feira (23/10), no Complexo de Comissões Técnicas, durante reunião ordinária, uma cartilha de prevenção à automutilação e suicídio. O material foi distribuído pelo mandato da deputada e sua equipe em escolas de Fortaleza, Região Metropolitana e demais municípios do Interior.
Com o tema “Alegria de Viver”, a cartilha foi escrita pela psicopedagoga Andreia Lima, que atua como psicanalista clínica há mais de 14 anos. O livro conta a história do Téo, um jovem que passa por muitos desafios.
A publicação aborda temas como identidade, autoestima, resiliência, relacionamentos, família e diversos tipos de inteligência. “A primeira versão da cartilha foi lançada, em setembro, pela vereadora de Fortaleza Priscila Costa. Nosso mandato se associa ao da parlamentar no intuito de tornar esta publicação um instrumento de conhecimento, compreensão e ajuda aos nossos adolescentes e jovens de todo o Estado”, afirma Érika Amorim.
A cartilha, informa a deputada, traz informações sobre como identificar e abordar uma pessoa em situação de risco relacionado ao suicídio ou a prática de automutilação. Para a deputada, o debate em torno do tema é fundamental. “O suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens do País. A cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda”, justifica
A Comissão da Infância é composta pelos deputados Augusta Brito (PCdoB), vice-presidente; Queiroz Filho (PDT), Elmano de Freitas (PT) e Apóstolo Luiz Henrique (PP).