Últimas Notícias
Comissão Conjunta aprova matéria que assegura paridade na composição do Conselho Municipal de Assistência Social
Home Últimas Notícias Comissão Conjunta aprova matéria que assegura paridade na composição do Conselho Municipal de Assistência Social

 

A Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira (31), aprovou a tramitação do Projeto de Lei Ordinária nº 191/21, de autoria do Executivo Municipal, que assegura a paridade na representação da sociedade civil e do governo na composição do Conselho Municipal de Assistência Social, adequando-o às normas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Com parecer favorável do colegiado, a matéria recebeu quatro emendas e segue para ser incluída na pauta da sessão. Na ocasião ela será lida e retornará para apreciação das emendas pela comissão.

A matéria tem objetivo de assegurar o equilíbrio na presença dos segmentos de entidades, usuários e trabalhadores nos conselhos e enriquecer os debates, garantindo a pluralidade de pontos de vista na discussão dos temas de interesse da política de assistência social, o colegiado do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), composto por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes, são eles:

  • 2 titulares e respectivos suplentes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS);
  • 1 titular e respectivo suplente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
  • 1 titular e respectivo suplente da Secretaria Municipal de Educação (SME);
  • 1 titular e respectivo suplente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE);
  • 1 titular e respectivo suplente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor);
  • 1 titular e respectivo suplente da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas);
  • 1 titular e respectivo suplente da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor);
  • 1 titular e respectivo suplente das Secretarias Regionais de Fortaleza;
  • 3 titulares das organizações de usuários da assistência social;
  • 3 titulares das entidades e organizações da assistência social;
  • 3 representantes de organizações dos trabalhadores da assistência social.

Ações na Cultura

A comissão conjunta ainda deu parecer favorável a tramitação do Projeto de Lei nº 198/21, de autoria da Prefeitura, que acresce redação a dois artigos da Lei Municipal 10.432/2015, que garante o pleno exercício dos direitos culturais e apoiar a valorização e a difusão das manifestações culturais.

O Art. 4º-A, acrescido a lei, destaca que enquanto durar o estado de calamidade pública, a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SecultFor), poderá proceder a conservação do formato de execução das ações e contrapartidas dos projetos contemplados pelo Edital das Artes para virtual ou outro meio adequado.

De iniciativa do atual secretário de cultura do município, Elpídio Nogueira, a matéria requer a possibilidade de prorrogação dos projetos selecionados nos Editais das Artes VII e VIII, bem como alteração da modalidade presencial para virtual visando obter o maior número de projetos executados beneficiando o setor cultural já vulnerável com a situação da pandemia.

Na ocasião, a matéria segue para ser incluída na pauta da próxima sessão para que seja lida e retorne para comissão para apreciação de duas emendas apresentadas ao projeto.

O colegiado ainda aprovou o parecer da matéria do PLO nº 199/21, de autoria do Executivo, que altera dispositivo da Lei 11.090, que institui o Projeto Renda em Casa, no município de Fortaleza, em decorrência da pandemia. Tramitando em regime de urgência, a matéria foi enviada para ser incluída extra pauta da sessão plenária do mesmo dia.

O referido projeto destina-se, exclusivamente, a corrigir erro formal constante do inciso III do Art. 10.090, de 18 de março de 2021, no que tange à data constante do dispositivo, passando esta de 31 de março de 2020, para 1º de março de 2021.

Imagem: Evilázio Bezerra

Compartilhe:
Veja Mais