
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), o Projeto de Resolução (PRC) 55/2025, que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Vaticano. A medida já foi promulgada.
Relator da proposta e presidente da Frente Parlamentar Católica, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE) destacou a importância da iniciativa:
“A criação do grupo fortalece o diálogo entre o Parlamento brasileiro e a Santa Sé, contribuindo para o aperfeiçoamento de projetos legislativos e a promoção de temas de interesse comum”, afirmou.
De autoria da deputada Bia Kicis (PL-DF), o projeto reconhece a relevância das relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano, estabelecidas desde 1826, e o papel do país como nação com a maior população católica do mundo.
O grupo parlamentar terá como objetivo promover visitas institucionais, intercâmbio de experiências, encontros temáticos e a troca de publicações e estudos legislativos. A adesão dos parlamentares será facultativa e não haverá qualquer ônus para a Câmara dos Deputados.