Últimas Notícias
Com as bênçãos do artilheiro Saravá e após reforma, Arena Romeirão desponta como meca do futebol nordestino no Interior
Home Últimas Notícias Com as bênçãos do artilheiro Saravá e após reforma, Arena Romeirão desponta como meca do futebol nordestino no Interior

OBRAS DA ARENA ROMEIRAO JUAZEIRO DO NORTE; ESTADIO MAURO SAMPAIO; SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENUDE; SUPERITENDENCIA DE OBRAS PUBLICAS; SOP; ©NIVIA UCHOA/GOV DO CEARA

Ao lançar o olhar para os movimentos acelerados de homens e máquinas que transformam o Estádio Mauro Sampaio, localizado Juazeiro de Norte, a 535 km de Fortaleza, em uma moderna arena, o ex-jogador de futebol José Geraldo Olímpio de Souza, o Geraldino Saravá, rememora as próprias conquistas registradas em solo caririense, mais precisamente no gramado do antigo Romeirão. Do tapete verde do Cariri, ele saiu para se tornar um dos maiores artilheiros do futebol cearense.

Parte importante da história do futebol local, o equipamento esportivo está cada vez mais perto de reabrir para o futebol de espetáculo. Com mais de 90% de obra executada e gramado já instalado, a previsão de inauguração é fevereiro de 2022. Quando concluída, a Arena Romeirão sediará competições regionais e nacionais, mas também será uma alternativa para a realização de eventos culturais e religiosos.

O estádio já recebeu grandes nomes do futebol, como Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, e o ex-craque corintiano, Sócrates. Pelé disputou um amistoso entre Santos e Guarani de Juazeiro, em 3 de abril de 1974. O time da Vila Belmiro venceu a partida por 2 a 0, mas Pelé não balançou as redes. O jogo de Sócrates foi para ele o de despedida dos gramados, com vitória do Corinthians sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, em amistoso que marcou os 50 anos de morte do Padre Cícero. Assim como Pelé, Sócrates não fez gol no Romeirão.

Geraldino, atualmente com 71 anos e morador de Juazeiro do Norte, visitou as obras da Arena Romeirão em setembro deste ano, antes do plantio do gramado, a convite da nossa reportagem. Ele, que marcou 72 gols no Romeirão – nome que homenageia devotos e visitantes que fazem da cidade fundada por Padre Cícero – elogiou a nova estrutura da praça esportiva. “Para mim, que sou o maior artilheiro desse estádio, é uma alegria muito grande. Poucas cidades do Brasil têm um estádio como esse. Vai ficar essa história aqui, uma coisa linda dessa. Vai ficar um dos maiores estádios do Interior do Brasil”, comemora Geraldino Saravá.

Com capacidade para receber 17 mil pessoas, a Arena Romeirão contará com uma melhoria considerável em relação à estrutura anterior. Agora, o equipamento terá uma série de espaços para o conforto do público e dos profissionais, com 16 cabines para a imprensa (10 para rádios e seis para TVs), camarotes, praça de alimentação, Museu do Esporte, estacionamento, entre outros.

As obras de reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio tiveram investimento de aproximadamente R$ 80 milhões do Governo do Ceará, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará.

Para Júlio Salles, o novo Romeirão é um presente para o bom momento do futebol cearense, especialmente o da Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, clube fundado em 2002, que retorna às competições nacionais após seis anos, e disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2022, além da 1ª divisão do Campeonato Cearense. “Ele [Icasa] volta a disputar a Série A cearense em 2022 e disputar competições da CBF. O estádio é moderno, é bonito, e eu tenho certeza que, com um gramado bom e um time bom, como o Icasa está montando, que o prestígio do futebol interiorano cearense, principalmente o da meca do Cariri, voltará a pontificar”, avalia.

Compartilhe:
Veja Mais