O Conselho de Inovação e Tecnologia (COINTEC) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu-se na última sexta-feira (10/7), em encontro online, para conhecer os projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Presidente do COINTEC, Sampaio Filho, destacou o interesse do conselho na parceria com a Agência. “Estamos ansiosos pela parceria com a ABDI. Vamos trabalhar em conjunto no estado do Ceará e unir forças para otimizar recursos e esforços”, afirmou.
O assessor Especial da Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC, Raphael Campos, reforçou a importância do incentivo à inovação, especialmente neste momento de crise. “Os negócios, incluindo a indústria, estão tendo que se reinventar, tendo como um de seus principais aliados a transformação digital. Os desafios envolvem baixa disponibilidade de recursos e falta de clareza acerca de como fazer esse tipo de transformação”, disse.
A ABDI tem a missão de contribuir para o aumento da maturidade digital do setor produtivo por meio da qualificação e execução de políticas e ações estratégicas.
O presidente da ABDI, Igor Calvet, apresentou os projetos da Agência, com ênfase no edital do programa Digital BR, voltado para a região Nordeste, lançado no último dia 25.
“Com esse projeto, nós queremos propagar e escalar soluções que ajudem os empreendedores a buscarem a maturidade digital das empresas no Ceará e no Nordeste. Temos que ver quais as parcerias possíveis e assim fomentar a digitalização na região”, disse.
O Programa Digital BR tem como objetivo selecionar projetos na região Nordeste voltados à transformação digital do setor produtivo, com foco em micro, pequenas e médias empresas, estruturados em redes e ecossistemas de inovação. Poderão participar arranjos compostos por, pelo menos, três instituições diferentes com competência para atuar na implementação do projeto. O edital fica aberto até o dia 10 de agosto.
Na ocasião, também foi apresentado o Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC; as ações de fomento à inovação do Sebrae/CE; e o programa “Clusters Econômicos de Inovação” da SEDET”.
Sobre o COINTEC
O Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) tem por finalidade contribuir, por meio de execução e articulação de ações e estratégias, com o desenvolvimento do processo de inovação e do fomento à competitividade do setor produtivo