Últimas Notícias
CMFor registra intensa produção legislativa em período de recesso parlamentar
Home Últimas Notícias CMFor registra intensa produção legislativa em período de recesso parlamentar

Criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, instituição do Disque-Denúncia de maus tratos e abandono de animais, implantação da Escola de formação de profissionais de costura, criação do Hospital do Idoso e debate sobre o plano de imunização contra a Covid-19 em Fortaleza. Esses são apenas alguns dos temas das 184 proposições protocoladas pelos vereadores até o dia 8 de janeiro no Departamento Legislativo. O ano já começa com uma produção legislativa intensa na Câmara Municipal de Fortaleza.

Mesmo com o recesso das sessões plenárias, os parlamentares intensificaram o trabalho com a apresentação, em média, de mais de 22 projetos por dia. Das 184 matérias, 55 são projetos de Indicação; 1 projeto de Decreto Legislativo; 8 projetos de Lei Complementar; 12 projetos de Lei Ordinária; um projeto de Resolução e 107 requerimentos.

A maioria dos projetos de Lei Complementar, protocolados, alteram artigos do Código da Cidade ou do Código Tributário do Município. Já dentre os projetos de Lei Ordinária destacam-se:

  • PLO 6/2021: obriga os laboratórios convencionados com o município a realizarem a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos e pessoas portadores de deficiências em suas residências ou nas unidades de saúde mais próximas;
  • PLO 4/2021: dispõe sobre o incentivo a parada segura e critérios para desembarque de passageiros idosos, deficientes e mulheres gestantes fora dos pontos fixados, em horários especiais, nos veículos de transporte coletivo de Fortaleza;
  • PLO 7/2021: institui o programa de valorização das práticas esportivas em Fortaleza.

Dentre os Indicativos apresentados estão: criação do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da População em situação de rua; afastamento remunerado de servidora pública municipal, vítima de violência sexual ou em situação de violência doméstica e familiar; criação do Programa de Incentivo à Compostagem Doméstica e a instituição do programa lições de primeiros socorros na educação básica da rede municipal escolar.

Além da criação do Programa Municipal de Transferência Emergencial de Renda; realização de concurso público para provimento de cargos efetivos de cirurgião-dentista e auxiliar em saúde bucal na rede municipal de saúde e a criação do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres em Fortaleza.

Compartilhe:
Veja Mais