
O Campo Popular protocolou na tarde desta sexta-feira (2), a candidatura do ex-deputado estadual e professor, Antônio Carlos, no Processo de Eleição Direta (PED) 2025. O processo é voltado à eleição das direções partidárias em todo o país.
Candidato com o número 560, Antônio Carlos de Freitas Souza é professor, filósofo e radialista. Em 2011, foi eleito deputado estadual do Ceará pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 33.270 votos, tendo sido líder do governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa. Atualmente, ocupa o cargo de secretário-executivo na Secretaria de Articulação Política do Ceará.
Antônio Carlos filiou-se ao PT desde os anos 80, contribuiu para a criação do Coletivo de Juventude do partido e, na gestão de Luizianne Lins (2005-2012), atuou como titular da Ouvidoria Geral do Município e assessor especial da prefeita. É membro da Executiva Municipal do PT em Fortaleza, já tendo exercido as funções de Secretário de Formação e Secretário Geral. É professor concursado de Filosofia e História na rede estadual de ensino.
“É com grande satisfação e orgulho, que recebo de um amplo conjunto de forças, que compõem o Campo Popular, a indicação do nosso nome para disputar à presidência do PT-Fortaleza. Trabalharemos para dar continuidade ao fortalecimento do partido na capital, derrotar o bolsonarismo, e fortalecer nossos governos em Fortaleza, no Ceará e no Brasil”, afirmou o candidato Antônio Carlos.
O deputado estadual Guilherme Sampaio, atual presidente do PT, defende a candidatura de Antônio Carlos reafirmando sua identidade e vivência no Partido dos Trabalhadores. “É com grande satisfação e confiança que, como atual presidente do PT Fortaleza, apóio o nome do companheiro Antônio Carlos, representando este campo que reúne várias correntes e movimentos sociais do PT, um nome que é legitimado por sua própria trajetória nos movimentos de luta. Tenho confiança que Antônio Carlos será capaz de continuar o trabalho que temos desenvolvido para tornar o PT cada vez mais forte e próximo às sua bases, sua verdadeira essência, para que possamos atualizar nosso programa e fortalecer nosso projeto contra o Fascismo”.
Sobre o campo popular
O Campo Popular, novo grupo político construído por parlamentares petistas, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de militantes de diversas tendências internas do Partido dos Trabalhadores. O lançamento é fruto de processo iniciado em meados de março, num seminário com ampla participação de militantes do PT.
O novo campo reafirma sua posição de defesa da democracia, da justiça social e dos direitos do povo. Também denuncia a ameaça contínua representada pela extrema-direita, a concentração de renda e a tentativa de enquadramento fiscal do governo federal. O grupo tem como eixo central o fortalecimento do PT para a sustentação política do projeto do partido em curso no estado sob a liderança do governador Elmano e do ministro Camilo e, mais recentemente, do prefeito Evandro à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Entre os parlamentares que o compõem figuram a senadora Augusta Brito, os deputados estaduais Missias Dias e Acrísio Sena; os vereadores de Fortaleza Aglaylson e Doutor Vicente; além do atual presidente do partido, deputado estadual Guilherme Sampaio, líder do governo Elmano na Assembleia Legislativa; e de vereadores e lideranças políticas de vários municípios do estado.