Últimas Notícias
Câmara Municipal de Fortaleza inicia campanha Novembro Azul
Home Últimas Notícias Câmara Municipal de Fortaleza inicia campanha Novembro Azul

A Unidade de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza deu início nesta quinta-feira (03/11) com a campanha Novembro Azul, com o tema “Menos Preconceito, Mais Vida!. O objetivo é levar, durante todo o mês, orientações sobre a necessidade de prevenção do câncer de próstata, através da realização de exames destinados a homens com 40 anos ou mais. A coordenadora da Unidade de Saúde, Lúcia Bayma e a médica Débora Brasil percorreram as dependências da Casa abordando os servidores e visitantes e entregando um panfleto que indica formas de prevenção e sintomas da doença.

O assessor Rafael Freitas foi um dos servidores que recebeu o material e disse que esse tipo de abordagem é importante, “a informação se tornando mais comum pode ajudar a diminuir o preconceito e fazer com que os homens tenham mais interesse de cuidar da saúde da próstata. É de conhecimento geral que os homens cuidam menos da saúde que as mulheres e isso é vejo mais como desleixo, e por isso valorizo esse tipo de ação pois traz um alerta importante,” disse.

Já Aurélio Aguila, do Departamento Financeiro da Câmara, entende que essa divulgação para os funcionários e visitantes é de muita importância, “Ficamos muito envolvidos com o trabalho e acaba passando despercebido essa necessidade de cuidar da saúde. Eu mesmo não fiz a consulta anual e essa campanha foi bem importante pois me fez lembrar. Eu relaxei durante a pandemia e agora preciso retomar esses cuidados”, afirmou.

Exames

A médica da Unidade de Saúde da CMFor, Débora Brasil ressalta que a Campanha visa conscientizar todos os homens que estejam na idade de 40 anos ou mais para que procurem um urologista a façam exame de rastreamento de câncer de próstata. “Queremos mostrar a importância da realização do exame de PSA e se necessário do exame de toque retal para detectar os casos iniciais e possibilitar o tratamento adequado, que venha melhorar a qualidade de vida do paciente. Os servidores e visitantes tem sido bem receptivos, querem receber a informação e está sendo bem positivo receber esse feedback das pessoas”, frisou.

A coordenadora da Unidade de Saúde da Casa, Lúcia Bayma entende que a conscientização dos homens é vital para evitar que novos casos de câncer de próstata surjam. “É importante que os homens que estejam na faixa etária acima de 40 anos se conscientizem da necessidade de fazer esse exame preventivo. É importante detectar a doença no início para evitar problemas futuros. Hoje vemos a dificuldade dos homens de fazerem esse exame, mas é muito importante que tenham o acompanhamento do urologista todo ano. Queremos atingir os servidores e visitantes e durante todo mês vamos fazer esse trabalho, indo de sala em sala. A Unidade de Saúde também está aberta para qualquer dirimir qualquer duvida ou realizar atendimento de saúde”, disse.

Compartilhe:
Veja Mais