Coberturas
Câmara Municipal de Fortaleza entrega a Medalha Boticário Ferreira ao vereador Dummar Ribeiro
Home Últimas Notícias Câmara Municipal de Fortaleza entrega a Medalha Boticário Ferreira ao vereador Dummar Ribeiro

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao vereador Dummar Ribeiro (PL). A homenagem foi proposta pelo vereador Michel Lins (Cidadania) por intermédio do requerimento 3637/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Segundo o autor do requerimento, o homenageado é detentor de uma prodigiosa carreira, cujos feitos e relevantes serviços prestados a cidade de Fortaleza demonstram a sua importância e, portanto, se faz merecedor do reconhecimento do povo de Fortaleza.

“O mérito da condecoração premia os atributos que fartamente são consolidados no cidadão Dummar Ribeiro ora homenageado, refletindo o reconhecimento desta Casa a dedicação e honorabilidade como exerce a profissão e, sobretudo, pelos contributos relevantes postos generosamente a serviço de seu tempo e de sua gente”, diz o proponente. A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços coletividade e dedicação as causas do Município.

A solenidade foi presidida pelo vereador Michel Lins, no ato representando o presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT). A mesa solene contou com as presenças de: Alexandre Pereira, presidente do Cidadania/Ceará; Régis Medeiros, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros e a vereadora eleita, Kátia Rodrigues (Cidadania).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Michel Lins disse que conheceu o Dummar na formação da chapa de vereadores ainda pelo PPS em 2015. “Sempre muito tranquilo. Prudente, observador. Nunca o vi levantar a voz, até quando quer ser duro é gentil. Quando fui chegando nessa Casa Legislativa, observei que Dummar sempre foi muito bem recebido pelos servidores, que já o conheciam do outro mandato. Já diz o ditado, que se você quer conhecer uma pessoa dê poder a ele. Dummar nunca de deslumbrou. O bom politico ou mau politico é fruto do que ele faz na vida no dia a dia. Poucos políticos que eu conheço que tem esse perfil. Dummar é sério, firme e decente. Quantas pessoas no meio político podemos bater no peito e dizer que é decente, que não mudou pelo poder que tem? Para mim além de um amigo que conquistei, é alguém que admiro e íntegro, pois procura colocar Justiça em tudo que faz”, destacou.

Michel asseverou que a eleição para vereador é a mais difícil do mundo e Dummar é um vencedor por ter chegado a Câmara em duas oportunidades, sem ter padrinho político, só contando com amigos e com a família. “Quantas pessoas foram beneficiadas pelo seu trabalho, seu suor, sua luta? Acho que nem ele sabe. Hoje nós gravamos, eternizamos e mostramos que essa cidade tem um grande homem e um excelente político. Fazemos a outorga da maior comenda dessa Casa, por sua trajetória sendo esta aprovada pelo voto unânime dos vereadores, Agradeço por sua amizade e pelo aprendizado. Quando homenageamos as pessoas que se vão fazemos um minuto de silêncio e quero pedir então que façamos um minuto de aplausos, pois temos que cuidar e homenagear as pessoas quando estão ao nosso lado”, ressaltou.

Após receber a comenda, o vereador Dummar Ribeiro fez seus agradecimentos. Disse ser difícil encontrar palavras para agradecer. “Eu conheço essa casa há mais de 20 anos e nunca vi uma homenagem como essa. As pessoas ficarem um minuto de pé me aplaudindo, é muito emocionante!” Ele fez agradecimentos aos seus familiares e os colegas de trabalho. “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por esse momento, sem ele não estaria aqui. Deus sempre estará em primeiro lugar e primeiro plano em minha vida. A ele toda honra e toda glória. Em segundo lugar agradecer o vereador Michel Lins e os vereadores que aprovaram essa homenagem por unanimidade, que me deixa muito honrado”, pontuou.

Ele agradeceu a sua família e os amigos, que sempre estiveram do seu lado, “aqueles que acreditaram em mim e no meu trabalho. Quero agradecer os 4.510 eleitores que me deram o voto de confiança e quero dividir essa homenagem e a alegria que estou sentido agora com todos vocês. Venho de uma família humilde, onde meu pai dizia que devíamos estudar, pois a única coisa que não podem tirar da gente é o saber. Meu opai me ensinou a ser honesto e ter palavra, dizia que o homem sem palavra não tem crédito, não tem palavra, não tem dignidade e o mais importante não tem gratidão. Por isso, essa qualidade é herança mais nobre e digna que herdei do meu pai. Quando dou minha palavra ela está selada e até o dia de hoje nunca voltei atrás em qualquer compromisso assumido. Agradecer minha assessoria, ao cerimonial, todos os profissionais da Casa e da imprensa em geral, É um momento ímpar que ficará gravado em toda minha vida, que jamais esquecerei. Quero tambem agradecer a cada um de vocês que estão aqui presentes, mesmo nessa época de pandemia. Foi a maior alegria que vocês podiam me dar, foi a maior alegria que Deus podia me dar!”, concluiu.

Perfil

O vereador Francisco Dummar Ribeiro Lima nasceu em Morada Nova (CE), no dia 1° de novembro de 1956. Ainda criança, veio para Fortaleza, onde anos mais tarde casou com a senhora Hélida Thommeny Ribeiro. É pai de Dummar Thommeny Ribeiro (1° Tenente da Polícia Militar) e Fabrycio Thommeny Ribeiro (Estudante). Em 1984, prestou concurso público e foi aprovado para o cargo de Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Ceará, sendo posteriormente transferido para a Perícia Forense do Estado do Ceara (PEFOCE).

Trabalha ha mais de 30 anos no Instituto de Identificação do Ceará, atuando diretamente com a emissão de RG’s, além de possuir graduação tecnológica em Processos Gerenciais pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Na década de 1990, Dummar foi presidente da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras (AMJO), lugar onde iniciou e desenvolveu um trabalho comunitário no qual moradores do bairro tinham gratuidade na realização de atividades como cursos de capacitação e práticas esportivas (escolinhas de esportes e campeonatos).

Após assumir algumas vezes como suplente na Câmara Municipal de Fortaleza, foi eleito vereador em 2000. Hoje, Dummar Ribeiro está exercendo seu segundo mandato, tendo sido eleito em 2016 para o quadriênio 2017/2020, com 3.115 votos. Seus mandatos têm sido marcados pela defesa de diversas bandeiras, como, por exemplo, suporte aos idosos, incentivo ao esporte, combate a corrupção, segurança pública etc. Ainda no âmbito da Câmara Municipal, teve destacadas atuações como membro da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública; Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento; Comissão Conjunta de Constituição e Turismo; Comissão Conjunta de Constituição e Segurança Pública; Comissão Conjunta de Constituição e Turismo; vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda; e presidente da Comissão de Segurança Pública.

Foto: André Lima

 

ASCOM/CMFOR

Veja Mais