Últimas Notícias
Câmara municipal de Fortaleza concede cidadania fortalezense ao pesquisador Giancarlo Cammerini
Home Últimas Notícias Câmara municipal de Fortaleza concede cidadania fortalezense ao pesquisador Giancarlo Cammerini

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) concedeu o título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao pesquisador italiano, Giancarlo Cammerini, em solenidade realizada na noite da última quinta-feira, 9, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, o agraciado recebeu o certificado da CMFor, que o intitula como Cidadão Fortalezense, pelos relevantes serviços prestados à Capital Cearense. A Sessão Solene foi presidida pelo vice-presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Paulo Martins (PDT), a convite do propositor da honraria, vereador Didi Mangueira (PDT), e em nome do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da homenagem, o vereador Didi Mangueira justificou o trabalho realizado pelo homenageado em favor dos jangadeiros, para conceder a honraria ao pesquisador italiano. “O Giancarlo veio como qualquer turista, passear, mas quando chegou aqui, ficou encantado, principalmente, pela bravura dos jangadeiros cearenses e começou a pesquisar, fazer estudos e projetos sobre isso. Daí já são doze anos nesta luta, idas e vindas da Itália. Então, entendemos que esse amor que ele (Giancarlo Cammerini) tem pela cidade de Fortaleza e o trabalho que vem desenvolvendo no campo de estudo e pesquisa dos jangadeiros, merece dedicá-lo o título de Cidadão Fortalezense.”

Intitulado como novo Cidadão Honorário de Fortaleza, Giancarlo Cammerini falou de sua trajetória como pesquisador no Brasil e destacou os jangadeiros como elemento de maior representatividade cultural de Fortaleza. “Estou muito orgulhoso de receber este Título. Minha trajetória cultural, aqui no Brasil, começou há dez anos, olhando as jangadas saindo para s praias. O Ceará tem duas caras, a sertaneja e a do mar. Mas fortaleza fica no mar e os jangadeiros são heróis do mar. Acho que é o legado mais importante desta Cidade.”

Além do presidente da Sessão Solene e vice-presidente da Casa, vereador Paulo Martins, do propositor da solenidade, vereador Didi Mangueira e do outorgado da noite, Giancarlo Cammerini, dentre os presentes, estiveram ainda, a secretária de Estado do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Vera Lúcia Correia Lima; a promotora de Justiça no Município Eusébio, Gabriele Correia Lima Pereira; o gestor administrativo da SEFIN-3, Mauro Guedes; o pescador filiado da Colônia de Pesca Z-8, Possidônio Soares Filho e o professor da Universidade Federal do Ceará, Miguel Sávio.

O homenageado

Giancarlo Cammerini, nasceu em Rieti, ltália, em 06 de março de 1965. Em 2014 iniciou um longo e profundo estudo sobre o tema das jangadas e dos Jangadeiros, constituindo um arquivo único e valioso de conhecimentos, pesquisas, filmes e entrevistas.

Para a criação deste arquivo, ele criou um grupo de trabalho composto por historiadores, antropólogos, especialistas em barcos e navais e preservou importantes documentos históricos sobre as Jangadas.

Compartilhe:
Veja Mais