Últimas Notícias
Câmara entrega o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao cantor e poeta Tião Simpatia
Home Últimas Notícias Câmara entrega o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao cantor e poeta Tião Simpatia

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (21) Sessão Solene para a entrega do Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao senhor Sebastião Félix de Oliveira Jucá, o Tião Simpatia. A homenagem foi proposta através do Decreto Legislativo 1003/2021 oriundo do projeto de decreto legislativo 95/2021, de autoria dos vereador Germano He-Man (PMB), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Wellington Saboia (PMN), no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

Em sua fala aos presentes e ao homenageado, o vereador Germano He-Man destacou que conceder esse título hoje a uma pessoa aguerrida é uma verdadeira honra. “O nosso homenageado está desde o início trabalhando ao lado de uma das mulheres mais lutadoras pela causa da mulher que é a Maria da Penha que dá nome a lei que protege as mulheres brasileiras. Eu conheci Tião através de minha assessora Isabel Dantas e vi que ele não tinha nenhuma homenagem em Fortaleza, já tinha inclusive recebido o Título de Cidadão de Teresina e decidimos dar esse título ao poeta e cordelista. Sinta-se hoje abraçado por essa cidade e é com muita alegria que entrego o título de cidadão a vossa senhoria e sinta-se abençoado por Deus e agora filho da terra de Iracema”, disse.

Em seguida foi apresentado um vídeo com a palavra de Maria da Penha direcionada ao homenageado: “Quando nos conhecemos reconheci o seu talento. Em 2010 pedi que usasse esse talento em prol das mulheres. Naquele dia, pedi que transformasse os principais artigos da lei Maria da Penha em cordel, e você fez de forma lúdica e criativa. Pensei como popularizar os artigos da lei e fiz esse pedido a você e até hoje agradeço a Deus por eu ter tido essa ideia. Sua obra conquista a todos os locais do Brasil e até fora dele. Te amo! Acredite! não só pelo lindo trabalho que você fez, não apenas por seu talento, mas por seu valor como pessoa. Parabéns por sua contribuição a popularizar essa lei que tem o meu nome e que salva vidas. Sou muito feliz de recebê-lo como irmão dessa terra alencarina, o amigo de sempre, um forte abraço!” afirmou.

Em seguida, o vereador Germano He-Man fez a entrega do título ao homenageado, que ato contínuo fez seus agradecimentos. Ele citou poemas de músicas de sua autoria que falam de Fortaleza, exaltando a beleza da cidade acolhedora. “Toda minha simpatia por essa cidade que meu deu abrigo e o povo que me acolheu. Em 2006, minha amiga Paulinha me pediu pra fazer uma música que falasse da Lei Maria da Penha, e surgiu a música Maria da Penha, depois conheci a própria Maria da Penha e depois Naná Jucá, que se tornou minha produtora e minha esposa. Venho de uma longa caminhada sempre buscando um lugar ao sol, ou melhor dizendo a sombra, pois minhas mãos foram calejadas pela lida na roça e a pele queimada pelo sol”, ressaltou.

Disse que os anos de 1990 e 2006 são anos divisores de água em sua vida. No primeiro ele conseguiu se desvencilhar da roça e ir para o Camocim, estudar. A vida é feita de ciclos depois e 12 anos residindo a Camocim, em 2006 resolvi alçar voos mais altos, porém tinha um preço, sair da zona de conforto vim para Fortaleza. Nessa cidade, em cada canto que morei, registrei em versos e canções as faces dessa cidade. Antes era cidadão de fato e agora sou de fato e de direito. Tive sorte de encontrar pessoas valorosas que me apoiaram e me apoiam até hoje. Todos sabem, que viver de cultura popular não é fácil, mas não entrou nenhum dinheiro no meu bolso que não seja da minha arte, muitas vezes fui tocar na praia para sobreviver e via os prédios luxuosos e dizia que um dia cantaria lá. Um certo dia cheguei cansado em casa e a Naná disse que a partir daquele diz acontecesse o que acontecesse eu não iria mais cantar na Praia, mas até hoje vou cumprimentar os repentistas que continuam alegrando os turistas e indo de mesa em mesa para ganhar o pão. Hoje quem está sendo homenageado não é o Tião Simpatia, mas todos os poetas populares, compartilho essa honraria com todos os repentistas e cantadores populares”, pontuou.

Agradeceu os amigos e familiares presentes, seu gabinete pelo apoio, o Cerimonial e Comunicação da Casa pelo trabalho realizado. Finalizando os pronunciamentos, a vereadora Estrela Barros parabenizou o vereador Germano He-Man por ter realizado a homenagem a Tião Simpatia, “esse homem que faz jus a seu nome. Quero parabenizar sua esposa, que deve receber muitos presentes em forma de versos canções. As mulheres gostam disso, de serem homenageadas. Fortaleza é uma cidade conhecida pela luz, pela alegria e agora também pela simpatia. Tião é o homenageado mas nós também somos!”, finalizou.

A Mesa Solene foi composta pelo vereador Germano He-Man; vereadora Estrela Barros (Rede); presidente do PMN Jovem, Gabriel Saboia; Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Raquel Andrade e pela diretora do Procon, Eneylândia Rabelo Lemos.

Compartilhe:
Veja Mais