Coberturas
Aula inaugural da Academia Enem reúne cerca de 8 mil jovens no Ginásio Paulo Sarasate
Home Últimas Notícias Aula inaugural da Academia Enem reúne cerca de 8 mil jovens no Ginásio Paulo Sarasate

três homens em pé lado a lado sorrindo para a falta em cima de palco e muitas pessoas ao fundo espalhadas em ginásio

Na manhã do último sábado (29/02), a Prefeitura de Fortaleza promoveu, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), a aula inaugural do Academia Enem 2020, no Ginásio Paulo Sarasate. Em sua 8ª edição, o programa objetiva o aprimoramento dos estudos de jovens que desejam ingressar no ensino superior. Cerca de 8 mil estudantes estiveram presentes.

“Esse projeto possibilita que esses alunos, que normalmente são de periferia e de escolas públicas, estudem com os melhores professores, tenham acesso a material da melhor qualidade, para se prepararem para o Enem. Isso quer dizer promover igualdade, fazer com que o poder público trabalhe para reduzir a desigualdade na Cidade por meio do acesso à educação”, declarou Samuel Dias, secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza.

garota adolescente posando para a foto segurando livro
Vitória Dantas sonha em passar na UFC

Ao todo, 8 mil jovens contam com aulas de Técnicas de Estudo, Aprendizagem e Motivação e de Redação do Enem, além de Matemática, Geografia e História. Desde sua criação, o Academia Enem já beneficiou quase 80 mil jovens, com a finalidade de prepará-los para o ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Essa galera vem aos sábados e domingos, muitos após passarem a semana trabalhando, cuidando da família, e de muito estudo nas escolas. Sonham em ter uma vida melhor e entrar na universidade. Nós sabemos que, cientificamente, quem tem acesso ao ensino superior tem uma renda maior, uma qualidade de vida melhor, e nossa luta é para que todos da nossa Cidade possam alcançar esse objetivo e façam o que desejam fazer”, declarou o coordenador de Juventude, Julio Brizzi.

Para se prepararem, os inscritos recebem material didático, fardamento, vale-transporte e participam de dois simulados em modelo semelhante à prova aplicada no Enem.

Vitória Dantas, aluna da Escola Estadual Profissional Jaime Alencar, lembrou que essa é uma oportunidade de mudança de vida. “Sonho em passar na UFC (Universidade Federal do Ceará). Muita gente não tem como pagar cursos e estudar em escola particular. Essa é uma oportunidade a mais de obtermos sucesso. Com a Academia Enem, junto com a escola e a orientação dos professores, quero alcançar meu sonho, ter uma vida melhor para mim e minha família”, disse.

garota sorrindo para a foto e apontando para a camisa que usa do Juventude Sem Fronteiras
Tainara Suyane foi uma das intercambistas do Juventude Sem Fronteiras

Como estímulo aos alunos, a Prefeitura ainda agracia os 100 melhores alunos do programa com bolsas de estudo em um país europeu, pelo projeto Juventude Sem Fronteiras. Os jovens estudam oito semanas no país escolhido no ato da inscrição, com despesas pagas (passagens aéreas, emissão de visto e de passaporte, alimentação, hospedagem e seguro médico e de viagem), ajuda de custo e atividades culturais programadas.

Foi o caso de Tainara Suyane Amorim (19), que contou que apesar de todas as dificuldades, como ter que sair direto do trabalho e levar a comida para comer durante as aulas do Academia Enem, viu seus sonhos realizados. “Eu nunca tive alguém que corrigisse minhas redações, falando desse jeito o que havia errado. Graças ao programa eu melhorei muito minhas notas, consegui fazer o Enem e realizar meu sonho de cursar Pedagogia na UFC. Consegui nota para realizar outro sonho, que era uma viagem internacional e um curso lá fora”, declarou a estudante.

Tainara aproveitou, ainda, para deixar uma mensagem a todos aqueles que sonham por uma vida melhor através dos estudos. “Não desistam. Tive muitos motivos para desistir, moro longe do Paulo Sarasate, na periferia. Mas graças à Academia Enem consegui tudo isso. Continuem sonhando, esforcem-se. Não deixem de sonhar. Com esforço e oportunidades como essa é possível realizar”, completou.

Veja Mais