Últimas Notícias
Augusta Brito ressalta projeto de expansão da Procuradoria da Mulher para interior do Ceará
Home Últimas Notícias Augusta Brito ressalta projeto de expansão da Procuradoria da Mulher para interior do Ceará

 

 

A deputada Augusta Brito (PCdoB) ressaltou, no primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (09/09), o projeto de expansão da Procuradoria da Mulher da Casa.

Segundo a parlamentar, a iniciativa contempla um termo de cooperação da Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa para implantação de novas procuradorias em nível municipal, através das câmaras municipais.

A deputada destacou ainda a participação no 1° Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, que aconteceu em Brasília. “Pude falar das ações da nossa procuradoria e apresentar esse trabalho de parceria com o interior do Estado. Nós já estamos implantando procuradorias em 25 municípios cearenses e, até o final do ano, junto com os nossos parceiros, queremos implantar em 50 cidades”, explicou.

Augusta Brito salientou a importância dessa ação e avaliou que é relevante que mulheres que estão sofrendo qualquer tipo de violência possam contar com as câmaras de vereadores para suporte e apoio. “Em algumas regiões ainda não contamos com delegacias regionalizadas e, com isso, esse trabalho se torna essencial. Temos, inclusive, muitos municípios nos procurando para implantar procuradorias.

Ainda em Brasília, a parlamentar participou do encontro com deputados e senadores cearenses para tratar do litígio territorial entre Ceará e Piauí. Augusta Brito, que é presidente do Comitê de Estudos, Limites e Divisas Territoriais do Ceará, explicou que atualmente há uma ação cível originária ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo estado do Piauí contra o Ceará, tratando sobre controvérsias acerca dos limites entre ambos.

O Ceará acompanha a ação no STF, por meio do comitê; Procuradoria Geral do Estado (PGE); Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece); Associação dos Municípios do Estado (Aprece); União dos Vereadores do Ceará (UVC), entre outras instituições que estão desenvolvendo diversos estudos e importantes ações para a defesa do território cearense.

Em aparte, o deputado Júlio César Filho (Cidadania) parabenizou a parlamentar e afirmou que a deputada já deixa um legado importante como procuradora da mulher na AL. Júlio César comemorou ainda a moção de repúdio da parlamentar contra o deputado Jessé Lopes (PSL/SC), pela sua manifestação de apoio ao agressor da Maria da Penha. “Estaremos sempre aqui na linha de frente para combater qualquer tipo de violência contra a mulher e apoiamos essa moção de repúdio contra esse deputado que tentou diminuir a luta das mulheres no Brasil”, disse.

Veja Mais