Últimas Notícias
Augusta Brito celebra inauguração do campus da UVA em São Benedito
Home Últimas Notícias Augusta Brito celebra inauguração do campus da UVA em São Benedito

 

A deputada Augusta Brito (PcdoB) celebrou, na manhã desta quinta (12/08), durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, a entrega do campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em São Benedito, pelo Governo do Estado.

De acordo com a parlamentar, a universidade era um sonho antigo, que começou a ser construído nos anos 2000. Entretanto, em 2015, foram realizadas audiências públicas na Assembleia Legislativa e na região da Ibiapaba para discutir o processo de implantação do equipamento.

Augusta Brito lembrou que, em 2016, impetrou requerimentos na Assembleia Legislativa em busca da aprovação de estudo de viabilidade técnica para levar a Brasília, pois, na ocasião, a intenção era contar com uma universidade federal na região.

A deputada observou que, no ano seguinte, entendeu que instalar a universidade federal em Ibiapaba seria mais difícil e propôs em uma reunião com representantes da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) a implantação de uma instituição estadual, com dois cursos inicialmente.

Após ter a informação dos custos para a criação da universidade, segundo ela, encaminhou solicitação ao governador Camilo Santana, referência nacional em educação pela ampliação dos cursos de nível superior no Ceará, entre outras ações.

Augusta Brito destacou que a universidade foi instalada também devido à parceria com o deputado federal Idilvan Alencar (PDT), o poder público municipal, que reformou um prédio, o governador Camilo Santana e a UVA.

A deputada agradeceu ao governador Camilo Santana e a todos os envolvidos que trabalharam para a iniciativa em Ibiapaba. Ela anunciou ainda que, este mês, a universidade fará vestibular para receber estudantes para os cursos de Administração e Pedagogia. Segundo ela, as inscrições vão de 23 de agosto a 10 de setembro, e a prova acontece no dia 3 de setembro, em São Benedito, e no dia 25 de outubro começam as aulas. “O que me motivou foi ver que dentro da minha região várias pessoas tinham que ir a Sobral e a Fortaleza”, lembrou.

A deputada adiantou ainda que está trabalhando para levar à universidade os cursos de Agronomia e Turismo.

Em aparte, a deputada Érica Amorim (PSD) parabenizou a parlamentar. Acrescentou que ficou claro no pronunciamento de Augusta Brito  que não há conquista em pouco tempo de trabalho, mas com esforço.

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) também destacou a conquista. “Sei do seu amor por São Benedito, pela Ibiapaba. Em um momento tão difícil o governador Camilo Santana mostra a que veio.”

Já o deputado Diego Barreto (PTB) ressaltou que Augusta tem trabalhado pelo desenvolvimento da região. O deputado Elmano de Freitas (PT) salientou que o povo de Ibiapaba está seguro de que “valeu a pena eleger uma pessoa da região”. E a deputada Aderlânia Norinha (SD) desejou que a universidade leve mais desenvolvimento à região.
LV/AT

Veja Mais