Coberturas
Aprece realiza visita ao Detran/CE para tratar da municipalização do trânsito no Estado
Home Últimas Notícias Aprece realiza visita ao Detran/CE para tratar da municipalização do trânsito no Estado

 

A Aprece realizou, na tarde da última terça-feira (20), uma visita institucional à Superintendência do Detran/CE. A entidade foi representada no encontro com o superintendente do órgão, Maximiliano Quintino, por seus consultores Nilson Diniz e João Ananias Vasconcelos, bem como por seu assessor jurídico, Helder Diniz.

O objetivo da reunião foi discutir sobre a municipalização do trânsito, colocando em perspectiva os desafios e as dificuldades vivenciadas, principalmente pelos municípios menores, tanto no que diz respeito à municipalização quando à adesão ao Sistema Nacional de Trânsito.

Uma das alternativas levantadas foi a criação de consórcios regionais de municípios para gerir o trânsito, tendo sido proposta a criação de um grupo de trabalho envolvendo Detran/CE e Aprece para discutir e debater a estruturação desses consórcios. Foi inclusive ventilada a possibilidade de convidar e buscar o engajamento de outras entidades, como o Ministério Público. A ideia fundamental é somar esforços para pensar como fazer a gestão municipal do trânsito de uma forma eficiente e de modo que tudo seja, efetivamente, exequível.

Foram, ainda, destacados os esforços que o Governo do Estado vem empreendendo, como o retorno do programa Carteira Popular de Habilitação Grátis; a implementação das escolas de trânsito com trabalho de conscientização e educação no trânsito; e as ações junto às escolas de ensino fundamental e médio para, a partir do trabalho com crianças e adolescentes, contribuir com a viabilização de uma nova geração mais consciente no trânsito.

Produtiva e marcada pela propositividade, a reunião simbolizou o fortalecimento do canal de diálogo e debate com o Detran sobre a municipalização do trânsito imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro, levando em consideração aspectos e peculiaridades dos municípios cearenses, especialmente os de menor porte.

Veja Mais