Últimas Notícias
Aprece realiza primeiro módulo do seu Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais
Home Últimas Notícias Aprece realiza primeiro módulo do seu Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais

Iniciado na última quinta-feira (1ª), o primeiro módulo do Treinamento Arquivístico para Sistemas Municipais – do Arquivo Administrativo ao Histórico foi encerrado nesta sexta-feira (2), na sede da Aprece. A capacitação, que contará com mais dois módulos, um em julho e outro agosto, tem como objetivo capacitar os servidores das prefeituras cearenses para a realização de trabalhos de baixa e média complexidade em arquivos.

Trata-se de uma realização da Aprece, por meio de sua Escola de Gestão e de sua Assessoria Jurídica, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia/MG; a Universidade Estadual do Ceará (Uece); o Grupo de Pesquisa Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará (Praetece); o Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL da Uece); e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

A abertura do evento foi feita pelo assessor jurídico da Aprece, Helder Diniz, representando o presidente da entidade, Júnior Castro. Em sua fala, ele ressaltou a importância da iniciativa, dentro do trabalho contínuo de capacitação que vem sendo realizado pela Aprece nas mais diversas áreas.  A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do professor e chefe de gabinete da Reitoria da Ue

ce, Altemar Costa Muniz, representando o Magnífico Reitor Hidelbrando Soares. Participaram de forma on-line a diretora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, Maria Andréa Angelotti; e o arquivista do Centro de Documentação e Pesquisa em História/UFU, Raphael Bahia do Carmo.

A mesa também contou com as presenças do Professo

r Mestre e Doutor da Uece e pesquisador no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), Expedito Eloísio Ximenes; do advogado e Assessor Jurídico da Aprece, José Helder Diniz Neto; o bacharel em Direito, analista de Gestão Cultural da Secult e arquivista do APEC, André Ribeiro dos Santos; e o arquivista na Prefeitura Municipal de Serra Talhad/PE, Igor Barreto.

O curso se desenvolverá em três módulos presenciais complementados com atividades em EAD, com uma carga horária total de 50 h/aula, trazendo em seu escopo a pretensão de oferecer aos servidores das prefeituras do Estado do Ceará um espaço para apresentar e discutir assuntos sobre os arquivos, fomentando a troca de experiências entre os participantes, que serão convidados a falar sobre as suas vivências, expectativas e dificuldades em relação aos trabalhos em arquivos, gerando o debate dialógico que oportunizará a geração do conhecimento com a participação de diversos atores.

Bastante elogiado pelos participantes o primeiro módulo da capacitação teve como desdobramento a criação de um grupo para troca de informações, referências e para esclarecimento sobre as demais fases do Treinamento. Antes do início do Módulo II, será realizado um aulão on-line, para a retirada das principais dúvidas. O próximo módulo está agendado para os dias 12 e 13 de julho e o último para os dias 10 e 11 de agosto.

O conteúdo programático do Treinamento conta com os seguintes temas: Gestão de Documentos: conceitos e as orientações práticas sobre avaliação, classificação e digitalização de documentos; Paleografia: Conceitos e concepções de Paleografia; O método paleográfico. Tipologia de escrita. A escrita humanística. Leitura e transcrição de textos manuscritos dos séculos XVIII e XIX; Arquivos Históricos e Arquivos Pessoais: Apresentação e discussão sobre os arquivos históricos e arquivos pessoais, apresentando a teoria, metodologias e práticas, bem como, possibilidades de produtos que ligam esses temas a memória institucional; e Direito Administrativo: Noções Básicas de Direito Administrativo e a relação com a gestão de documentos.

Quem tiver interesse em participar dos próximos módulos poderá fazer sua inscrição posteriormente, no entanto, para receber o Certificado com a carga horária total, o cursista deverá se inscrever nos três módulos e obter, no mínimo 85% de presença em cada módulo, do contrário, receberá apenas a declaração de participação com o número de  horas efetivamente cursadas.

Inscreva-se AQUI.

Compartilhe:
Veja Mais