Coberturas
Aprece participa do I Congresso de Educação Sesc e Senac
Home Últimas Notícias Aprece participa do I Congresso de Educação Sesc e Senac

Está acontecendo, de 27 a 29 de fevereiro, no Centro de Eventos do Ceará, a primeira edição do Congresso de Educação Sesc e Senac. A Aprece é parceira da iniciativa, tendo articulado a mobilização de prefeitos e secretários municipais de educação no evento. Com o tema Metodologia & Inovação, o Congresso conta com renomados pesquisadores e estudiosos ligados à educação para discutir sobre os contextos atuais e as perspectivas da educação básica e profissional no Brasil. O evento reúne participantes, entre educadores das duas instituições, técnicos do Sistema Fecomércio Ceará e de instituições ligadas à Confederação Nacional do Comércio (CNC) em outros estados, além de convidados da rede de ensino do Ceará.

A Aprece está participando do evento por meio de seu diretor de Relações Institucionais, Expedito José do Nascimento; da coordenadora de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz; e de sua analista em Educação, Vládia Cosmo. Entre os convidados para discutir as novas metodologias e práticas no campo da educação básica e profissional, estão grandes estudiosos de áreas como Educação, Psicologia e Filosofia. A palestra magna, que abriu o evento, foi ministrada por Viviane Mosé, poetisa, psicanalista, mestra e doutora em filosofia. Ela abordou o tema Professores Inovadores. O palestrante, escritor e psicólogo clínico Rossandro Klinjey também participa do evento. Ele fará a palestra de encerramento do congresso, com o tema Pensando Fora da Caixa: as estratégias mentais para pensar. Outro convidado especial é Ronaldo Mota, Diretor Científico da Digital Pages e membro da Academia Brasileira de Educação, falando sobre Educação do Futuro e Metodologias inovadoras.

Entre os temas debatidos no congresso, destaque para o futuro da escola, os desafios da educação profissional no Brasil, a formação de professores para a inovação, aprendizagem criativa, gamificação, inclusão e intercultura e o uso de novas tecnologias no ensino. Ao todo, são 34 atividades, divididas em palestras, mesas redondas, workshops, apresentações de trabalhos e cine debates. Além do auditório principal e das salas de apresentação, a estrutura do congresso conta com espaços diferenciados, como livraria, co-working e espaços de integração para os participantes com uma programação diversificada que oferece atividades dinâmicas durante todo o evento.

Veja Mais