Coberturas
Antônio Henrique sugere instalação do Bicicletar no entorno da CMFor
Home Últimas Notícias Antônio Henrique sugere instalação do Bicicletar no entorno da CMFor

16.12.2019

Tramita no Legislativo, o projeto de indicação, 22/2020, de autoria do presidente Antônio Henrique (PDT), que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a instalar uma estação de bicicletas compartilhadas do sistema Bicicletar na rua Dr. Thompson Bulcão, esquina com a Av. Rogaciano Leite. Segundo o presidente, a iniciativa visa ampliar o acesso da população à Câmara Municipal, disponibilizando o modal para o deslocamento dos usuários que fazem uso desse tipo de transporte.

O sistema Bicicletar oferece à cidade uma opção de transporte sustentável e não poluente, incentivando assim, o uso de bicicletas no entorno de centros comerciais e locais com grande fluxo de pessoas. É composto por estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, onde os usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra estação.

Atualmente, são 86 estações espalhadas pela cidade, mas a Prefeitura planeja entregar até o final do semestre mais 124, totalizando 210. De acordo com o Executivo, o modelo já possibilitou a realização de 2.897.632 viagens e conta com mais de 260 mil usuários cadastrados. 91% dos cadastros ativos utilizam o Bilhete Único, 75% utilizam o sistema para deslocamentos diário entre trabalho, compras e estudos, 38% são estudantes.

A proposta encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, aguardando a designação de relator. Só após a apreciação do parecer na Comissão, é que a matéria poderá ser apreciada em Plenário, em primeira e segunda discussão. Sendo aprovada em redação final, o projeto segue para sanção do Prefeito, podendo assim ser executado.

Veja Mais