Coberturas
Aleitamento materno em pauta na reunião da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa
Home Últimas Notícias Aleitamento materno em pauta na reunião da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa

Em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao “Agosto Dourado”, a Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa receberá, na sua 12ª reunião ordinária, as assessoras técnicas da Área da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Ritemeia Mesquita e do Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (NUSMAC) da Secretaria de Saúde do Estado,  Sandra Luna. A reunião acontece na quinta-feira (29/08), a partir das 8h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

“Vamos deliberar, como de costume, requerimentos e projetos e, em seguida, receberemos técnicas que abordarão na Comissão o tema da amamentação, tão importante na primeira infância”, destaca a presidente da colegiado, deputada Érika Amorim (PSD).

Érika lembra que o Agosto Dourado simboliza uma campanha social pela maior consciência de mães e pais – tanto antes como após a gestação – quanto a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. “A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é baseada na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 de agosto”, reforça.

As convidadas, informa a deputada, deverão falar sobre as ações em âmbito municipal e estadual no que diz respeito ao tema. Segundo a parlamentar, os bancos de leite, além de receberem doação para recém-nascidos internados, oferecem também informação para as puérperas.

A parlamentar lembra que o leite materno não só fornece os nutrientes necessários ao crescimento da criança como tem substâncias capazes de protegê-la contra infecções. “Devido ao seu papel fundamental no desenvolvimento da criança, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) orientam que as mães alimentem seus filhos até o sexto mês de vida somente com o leite materno”, destaca.

Dados

O Ceará conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano e 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta certificadas pelo Ministério da Saúde. Em 2018, o Ceará coletou 7.318 litros de leite humano que beneficiaram 8.354 recém-nascidos internados.

Quatro hospitais da rede pública do Governo do Ceará contam com bancos de leite humano e coletaram 3.688 litros de leite humano no ano passado, cerca de metade do que foi doado no Ceará. Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

 

Comissão

As reuniões ordinárias da Comissão da Infância e Adolescência acontecem semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 8h30, no Complexo de Comissões da Casa. Com a presidência de Érika Amorim, a comissão é composta, ainda, pelos seguintes deputados: Augusta Brito (vice-presidente); Queiroz Filho, Elmano Freitas e Apóstolo Luiz Henrique.

Veja Mais