Coberturas
White Martins envia oxigênio produzido na ZPE Ceará para auxiliar demanda de Manaus
Home Podcast White Martins envia oxigênio produzido na ZPE Ceará para auxiliar demanda de Manaus

Maior unidade do Brasil e uma das maiores da América Latina, a planta da White Martins localizada na ZPE Ceará (Zona de Processamento de Exportação) – empresa subsidiária do Complexo do Pecém (CIPP S/A), joint venture formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, passa a enviar, semanalmente, 70 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio para atender a demanda gerada pela grave crise de saúde vivida por Manaus, que carece do gás em hospitais públicos e privados.

De acordo com a empresa, a primeira remessa de carretas de oxigênio já foi enviada, na última terça-feira, 12, para Belém, no Pará, de onde seguirá com destino à capital manauara. Uma segunda remessa foi enviada na última quinta-feira, (14), seguindo a mesma logística.

Uma das maiores fornecedoras de oxigênio hospitalar do Brasil, a White Martins também possui unidade instalada em Manaus, mas, devido à alta demanda gerada pelos crescentes casos da Covid-19 na cidade, a empresa decidiu reforçar o fornecimento local com gases produzidos em outros estados, como é o caso da unidade da ZPE Ceará, que tem capacidade total de produzir mais de duas mil toneladas de gases por dia.

Além do oxigênio, o nitrogênio, dedicado à preservação do sangue e tecidos vitais, também é produzido na planta local.

Segundo Andrea Freitas, diretora de Operações da ZPE Ceará, as operações de envio do oxigênio estão acontecendo de forma célere para garantir que se possa salvar vidas na capital amazonense.

Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana informou que conversou com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima, oferecendo o suporte da nossa Estadual de Saúde do Ceará diante da dramática situação enfrentada em Manaus.

Além disso, ele determinou que o CIPP dê todo o apoio necessário para agilizar a liberação das cargas de oxigênio produzidas pela White Martins, na ZPE Ceará, para que haja o abastecimento dos hospitais de Manaus com a máxima urgência possível.

Veja Mais