Coberturas
Web Encontros Regionais DiCultura debatem Lei de Emergência Cultural com municípios cearenses
Home Agenda Política e Social Web Encontros Regionais DiCultura debatem Lei de Emergência Cultural com municípios cearenses

Nos dias 10 e 11 de junho, sempre das 15h às 17h, acontecerão os Encontros Regionais DiCultura, frutos de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura). Contando com o apoio institucional da Aprece, a iniciativa será uma oportunidade de conhecer e debater a Lei Aldir Blanc, Lei de Emergência Cultural.

O projeto, aprovado com apoio de deputados federais da quase totalidade dos partidos na semana passada, permite o acesso a recursos federais para a área da cultura, fundamentais neste momento em que governos estaduais e municipais sofreram cortes profundos em seus orçamentos.

Seguindo agora para a sanção presidencial, a Lei deverá direcionar uma ajuda de R$ 3,6 bilhões para municípios, estados e distrito federal, trazendo e ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas no contexto da pandemia.

Um dos grandes desafios para dirigentes culturais, gestores municipais e agentes culturais é a preparação necessária para, tão logo a Lei seja sancionada, garantir a execução do orçamento previsto para cada município. Para tanto, é fundamental buscar alternativas e soluções conjuntamente.

Programação dos Web Encontros Dicultura

09 e 10/06 (quarta e quinta-feira)

– Abertura: Fabiano dos Santos – Secretário da Cultura do Estado do Ceará;

– Falas Institucionais: Michelsen Diógenes de Oliveira (Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Ceará – DiCultura) e Nilson Diniz (Associação dos Municípios do Ceará – Aprece)

– Apresentação “Lei de Emergência Cultural, na perspectiva dos municípios”: Pedro Vasconcelos – Secretário de Cultura de São Leopoldo (RS);

– Mapa Cultural do Ceará e o cadastramento de agentes culturais:

– Mediação: Luisa Cela – Secretária Executiva Secult (CE);

– Encaminhamentos

– Encerramento

Como Participar?

A inscrição poderá ser feita até às 17h do dia 9 de junho de 2020, via formulário do evento enviado por e-mail aos dirigentes de cultura efetivos e vinculados à prefeituras municipais cearenses. Acesse: https://forms.gle/hZbnFQxntSMcqZRr8

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, sendo reservado para cada cidade 2 (duas) vagas, sendo, 1 (uma)para o Dirigente Municipal de Cultura + 1 (uma) indicada a critério do gestor.

A plataforma digital para a reunião será o Google Meet, basta acessar o link do serviço no navegador de sua preferência.

As regras de participação na reunião serão divulgadas por meio do grupo de whatsapp, criado temporariamente com esta finalidade e será administrado pela Secretaria da Cultura.

Para maiores informações, entre em contato pelo endereço eletrônico codac@secult.ce.gov.br

Veja Mais