Últimas Notícias


Voo Fortaleza–Madri começa a operar e conecta Ceará a um dos maiores hubs aéreos da Europa
Home Coberturas Voo Fortaleza–Madri começa a operar e conecta Ceará a um dos maiores hubs aéreos da Europa

A partir desta segunda-feira (19), o Ceará passa a contar com o voo direto Fortaleza–Madri, conectando o Estado a um dos maiores hubs aéreos da Europa. A rota é operada pela companhia aérea Iberia e, neste primeiro momento, funciona às segundas, quintas e sábados, com ampliação progressiva da frequência prevista para 2026.

A primeira aeronave procedente da Espanha pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins por volta das 17h e foi recepcionada com o tradicional batismo. A cerimônia contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do secretário do Turismo do Estado, Eduardo Bismarck; da secretária de Turismo de Fortaleza, Denise Carra; e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, entre outras autoridades.

Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou o impacto econômico da nova rota. “Nós vamos vivenciar um outro momento da economia no Brasil com essa nova conexão econômica do Mercosul com a União Europeia. Não tenho nenhuma dúvida de que estamos dando um passo muito importante, importante para o turismo e também para a economia cearense. Quero agradecer a todos e todas que fazem o turismo do Ceará. Estamos juntos, cada vez mais oportunizando o nosso povo”, afirmou.

O secretário Eduardo Bismarck explicou que o voo Fortaleza–Madri é resultado de um planejamento estratégico e projetou impacto direto na economia estadual. “Essa rota é fruto de um trabalho estratégico, profissional, com apoio do nosso governador. Nós crescemos não só no turismo internacional, mas também no doméstico. Em 2025, anunciamos quatro voos novos internacionais e todos estão com excelentes aceitações. Somente esse voo com a Iberia, o turismo cearense vai ultrapassar mais de R$ 120 milhões ao final de 2026”, destacou.

A secretária Denise Carra ressaltou o papel da parceria institucional para a concretização da nova rota. “É com imensa satisfação e alegria que damos início a essa nova rota, conectando mais uma vez o Ceará ao mundo. Quando a gente fala em turismo, a gente fala em alegria e lazer, mas por trás disso tem economia, empregos e oportunidades. É isso que celebramos hoje: mais oportunidade para o nosso povo”, afirmou.

Já o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, enfatizou o crescimento do setor e a importância estratégica da conexão com a Europa. “Hoje é dia de alegria. O turismo é a indústria que mais cresce no planeta e o Ceará bateu recordes. Estamos abrindo portas para novos negócios, novos empreendimentos, aquecendo a economia e gerando emprego e renda. Madri é o maior hub aéreo da Europa, com conexões para outros continentes, como Ásia e África. É um grande passo para o nosso Estado”, declarou.

O voo Fortaleza–Madri foi anunciado pelo Governo do Estado em março de 2025 e, a partir de abril, passa a contar com cinco frequências semanais, ampliando a oferta de assentos e as opções de conexão. A implantação da rota é resultado da articulação entre o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo, a Embratur e a Iberia, dentro da estratégia de internacionalização do turismo cearense.

Compartilhe:
Veja Mais