O VLT de Sobral, na Região Norte do Ceará, voltou a operar a nesta quarta-feira (5/8), em seus horários regulares, seguindo protocolo de biossegurança para proteção de funcionários e passageiros. Entre as mudanças, serão obrigatórios o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social. Além disso, foi estabelecida uma intensa rotina de higienizações nos trens e estações.
O gerente operacional do VLT de Sobral, Modoaldo Hélio, explica que as higienizações irão ocorrer no intervalo entre as viagens e durante a madrugada, após encerramento das atividades.
“No intervalo, será feita desinfecção com álcool líquido 70% nas superfícies mais tocadas pelas pessoas, como bilheterias, corrimãos, cadeiras e barras de apoio. Após a operação, realizaremos pulverização nos trens e estações com quaternário de amônia, que reduz as chances de presença do coronavírus”, explica ele.
Trens e estações reabrem com um toque diferente também no visual, pois as paredes, o chão e também os assentos ganharam sinalizações para que as pessoas respeitem o distanciamento social e as demais regras contra o coronavírus. No chão foram colocados adesivos para que os passageiros não façam fila muito próximos uns aos outros.
As marcações respeitam uma distância de 2 metros, segundo Modoaldo. Nas paredes há cartazes que informam todas as regras sanitárias. E os assentos, dentro dos trens, também estão marcados, deixando algumas cadeiras livres, para evitar a proximidade entre as pessoas.
O retorno do VLT é autorizado pelos decretos estadual nº 33.700, de 1º/8/2020, e municipal nº 2.477, 03/08/2020. O VLT de Sobral ficou suspenso desde 21 de março, como medida para reduzir o fluxo de pessoas no período mais crítico da pandemia de Covid-19.