Últimas Notícias
Vereador Júlio Brizzi realiza live para lançamento do projeto Fortaleza Viva
Home Últimas Notícias Vereador Júlio Brizzi realiza live para lançamento do projeto Fortaleza Viva

 

O projeto Fortaleza Viva foi lançado virtualmente na noite desta quinta-feira (29), e contou com a participação de 100 pessoas, simultaneamente.

Para conduzir a apresentação do projeto, o vereador Júlio Brizzi contou com a contribuição de Clarice Araújo, ativista ambiental e colaboradora do projeto.

Além de membros da sociedade civil e representantes de movimentos ambientais da cidade, marcaram presença na live, o professor Marcelo Moro, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal de Fortaleza (UFC), que parabenizou a iniciativa lembrando a importância das árvores e áreas verdes nas cidades para manutenção da vida dos seres humanos e de outros seres. Também contribuiu para o debate, Leonardo Jales, ativista ambiental representante do Movimento Pro-Árvore, falando sobre a arborização urbana e pontuando a importância do plantio de espécies florestais nativas como o Ipê Amarelo e Roxo, o Pau Branco e o Angelim.

Devido ao atual período de pandemia, as ações efetivas presenciais do projeto ainda não têm uma previsão exata para acontecerem, mas as metas do Fortaleza Viva já foram lançadas. Durante os quatro primeiros anos de mandato do vereador Júlio Brizzi, a implantação de 40 jardins em comunidades e também em instituições, realizando o plantio de 300 mudas ornamentais e florestais por jardim. O projeto também contempla, a criação de 10 hortas escolares com o plantio de 150 mudas, por horta,  de hortaliças convencionais e plantas alimentícias não convencionais, as chamadas Pancs. Dentre as ações, também está prevista a implantação de 10 pomares, realizando assim, o plantio de 50 mudas frutíferas por pomar.

Foi planejado o plantio de mudas florestais em 10 corredores de ampla circulação da cidade, totalizando 100 árvores nativas. Ocorrerá também o plantio de mudas florestais em 10 Unidades de Conservação, reservas indígenas, entre outros, somando 500 árvores nativas. Haverá ainda, a doação de 1.400 mudas de espécies vegetais em atividades educativas e eventos a serem realizados.

Júlio Brizzi reforça que o objetivo do projeto é pautar as questões ambientais. Será realizado o plantio de 16.424 mudas de espécies vegetais em Fortaleza, o quantitativo de mudas é referente à votação alcançada pelo vereador no último pleito.

“Minha missão na câmara também é de contribuir com o debate ambiental na cidade, envolver as comunidades e a juventude em ações propositivas que colaborem para construção de uma cidade mais sustentável. Dessa forma, o projeto Fortaleza Viva, é uma iniciativa de educação ambiental e gentileza urbana, as quais são importantes estratégias de desenvolvimento sustentável”, expõe o Júlio.

Veja Mais