Últimas Notícias
Vereador Dr.Vicente apresenta projetos sobre saúde mental
Home Últimas Notícias Vereador Dr.Vicente apresenta projetos sobre saúde mental

 

Falar sobre saúde mental é algo muito delicado e, portanto, exige cuidado. O vereador do PT-Fortaleza, Dr. Vicente é o responsável pelos projetos de lei 0476/2021 e 0477/2021, que tem como foco conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico profissional e do tratamento adequado. A intenção é que seja criado a ´´Semana da Saúde Mental“ e a inclusão da campanha ´´Janeiro Branco“ no calendário oficial de eventos do município de Fortaleza. A Semana Municipal da Saúde Mental, se aprovada, deverá ser realizada anualmente na semana do dia 10 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental.

Para o vereador, que é médico psiquiatra, discutir a saúde mental com a população é mais que uma obrigação, haja visto o aumento de sintomas psíquicos e dos transtornos mentais devido a pandemia. “Esse projeto tem o objetivo de conscientizar os adultos, crianças e jovens de nossa cidade, sobre a importância do diagnóstico profissional e do tratamento adequado às doenças mentais. Existe, diante do exposto, a necessidade urgente de se fazer um trabalho conjunto onde a Saúde, a Educação e a Sociedade estejam unidas com o objetivo de salvar a vida dessas pessoas que muitas vezes não estão diagnosticadas ou não sabem como conviver com alguém que possui o diagnóstico”, explicou o parlamentar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Atlas da Saúde Mental, divulgado em 2014, uma a cada 10 pessoas sofre de doença de saúde mental no mundo. Apesar do grande número de pessoas que necessitam de atendimento psicológico e psiquiátrico, a utilização destes serviços ainda é um tabu entre os brasileiros, o que intensifica o fenômeno do subdiagnóstico, que como o nome sugere, é quando doença não é diagnosticada por um profissional e consequentemente não recebe o tratamento adequado. O Projeto de Lei, apresentado pelo vereador Dr. Vicente, será votado em maioria simples, ou seja, metade + 1 dos vereadores presentes precisam votar a favor da proposição para aprovação do PL.

Compartilhe:
Veja Mais