Coberturas
Vereador de Fortaleza Raimundo Filho propõe transporte gratuito para eleitor no dia das eleições
Home Últimas Notícias Vereador de Fortaleza Raimundo Filho propõe transporte gratuito para eleitor no dia das eleições

 

Está na pauta de votação da Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação, de autoria do vereador Raimundo Filho (PDT), que assegura a gratuidade no transporte coletivo urbano ao eleitor em dia de votação em pleitos municipais ou gerais.

A proposta será votada faltando pouco mais de um mês para as eleições deste ano. A Legislação Eleitoral proíbe o transporte gratuito de eleitor que não seja em veículo da própria Justiça Eleitoral.

De acordo com a sugestão do parlamentar, a gratuidade será concedida em dia de votações no horário compreendido entre 7 horas e 18 horas, mediante apresentação de documento oficial com foto. A proposta afirma ainda que caberá à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizar a fiscalização junto às empresas de transporte concessionárias para que a legislação seja cumprida.

Fiscais deverão permanecer nos terminais de passageiros e em ronda nas linhas de ônibus durante o dia da votação. Caso seja aprovada, caberá ao Poder Executivo regulamentar a Lei. O prefeito Roberto Cláudio, porém, não está obrigado a acatar o projeto de Indicação, que é apenas uma sugestão do Legislativo.

Para o autor da proposta, a iniciativa visa “contribuir com o sucesso do pleito eleitoral, tendo em vista que tal medida coíbe o transporte irregular de eleitores, que se constitui crime eleitoral”. “Sabe-se ainda que, embora o voto seja obrigatório, a evasão de eleitores aumenta a cada ano que passa”, argumenta.

Também está na pauta de votação o projeto de Lei que cria o Selo Anticorrupção a ser concedido a pessoas jurídicas de Direito privado que adotarem práticas de boa conduta na cidade. A proposta é do vereador Odécio Carneiro, do Solidariedade (SD).

O projeto do vereador Iraguassú Filho (PDT) declara como patrimônio histórico-cultural e natural do município de Fortaleza, o Ecomuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba. Idalmir Feitosa (PSD) é autor da proposta que institui o Dia Demolay e Emanuel Acrízio (PP) apresentou projeto que prorroga o calendário de realização de vistorias dos veículos que compõem o sistema de transporte coletivo complementar.

 

Fonte: Blog do Edson Silva

Veja Mais