O vereador de Fortaleza e líder do governo municipal, Bruno Mesquita, fez um balanço de seu mandato em entrevista ao Programa do Rubão e ressaltou as principais emendas apresentadas ao longo do ano. Entre elas, destacou a proposta que garante 5% das unidades habitacionais destinadas aos movimentos populares para famílias atípicas, incluindo autistas, pessoas com deficiência intelectual (DAU) e outros grupos. Segundo ele, a iniciativa reflete seu compromisso pessoal com a causa e atendeu a uma demanda de muitas famílias que buscavam maior inclusão nas políticas de moradia.
Bruno Mesquita enfatizou que a emenda foi aprovada por unanimidade, demonstrando sensibilidade tanto da base quanto da oposição. Ele ressaltou ainda que o Plano Diretor aprovado representa um avanço para Fortaleza, ao preservar 37% da área verde da cidade, proteger o equivalente a 4 mil campos de futebol em áreas ambientais e equilibrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Para o vereador, essas mudanças modernizam o planejamento urbano e preparam a capital para enfrentar os desafios das próximas décadas.
O parlamentar lembrou que a revisão do Plano Diretor estava há 15 anos sem alterações e que, nos últimos seis anos, o tema não avançou por falta de iniciativa. Ele destacou que o prefeito Evandro Leitão adotou uma postura democrática ao enviar a proposta à Câmara e promover amplo diálogo. Com o relatório aprovado, Bruno Mesquita afirma que o novo Plano Diretor entra em ação como um marco de modernização, inclusão e responsabilidade ambiental para Fortaleza.

