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Vereador Benigno Júnior propõe flexibilização das faixas exclusivas de ônibus em horários de menor fluxo em Fortaleza
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Em entrevista concedida nesta quarta-feira (27) ao Programa do Rubão, o vereador de Fortaleza, Benigno Júnior, apresentou e esclareceu detalhes do seu projeto que propõe a flexibilização das faixas exclusivas de ônibus nos horários entre os picos de maior movimentação, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da capital cearense.

Atualmente, as faixas exclusivas para ônibus funcionam de 5h às 21h em dias úteis. Segundo o vereador, a proposta prevê que essas faixas permaneçam exclusivas nos horários de pico — das 5h às 9h da manhã e a partir das 16h até as 21h. Já entre 9h e 15h, quando há uma significativa redução da frota de ônibus circulando e menor demanda de passageiros, o uso das faixas seria compartilhado com outros veículos, como carros particulares, táxis e motoristas de aplicativo.

Benigno explicou que a proposta se baseia em dados técnicos e levantamentos de campo. De acordo com ele, Fortaleza teve uma redução de mais de 700 ônibus em circulação diária desde 2015, passando de 1.900 para cerca de 1.180 veículos. “A cidade é um organismo vivo. O que funcionava há alguns anos pode não atender mais às necessidades atuais. Precisamos otimizar o uso do espaço urbano”, defendeu.

O vereador enfatizou que não se trata de extinguir as faixas exclusivas, mas de torná-las mais eficientes e adaptadas à realidade atual da cidade. Ele cita como exemplo outras capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, onde já existem faixas com funcionamento exclusivo apenas nos horários de pico.

Durante a entrevista, Benigno também destacou que o projeto é resultado de diálogos com entidades como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), representantes do comércio local e sindicatos, como o dos trabalhadores da construção civil, que reivindicam alternativas ao uso do transporte coletivo.

O parlamentar sugeriu que a proposta seja testada inicialmente em vias com características específicas, como a Rua Padre Valdivino, no bairro Aldeota, que possui grande fluxo de veículos e apenas uma linha de ônibus em determinados horários.

“Queremos abrir o diálogo com a população e os especialistas. O projeto está disponível no site da Câmara Municipal para que qualquer cidadão possa acompanhar. A ideia é melhorar, e não acabar com o que já foi implementado”, frisou o vereador.

Ao final da entrevista, Benigno Júnior reforçou que a prioridade continua sendo o transporte coletivo, mas que é necessário pensar na cidade como um espaço dinâmico, que exige soluções modernas, flexíveis e baseadas em dados concretos.

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