O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta terça-feira (28), que na quarta-feira (29) começa o procedimento de recebimento dos cartões de vale-alimentação para 423 mil alunos da rede estadual de ensino.
Com valor de R$ 80, o benefício é uma das medidas sociais adotadas pelo Governo do Ceará nesse período de pandemia de coronavírus.
Os cartões serão entregues personalizados com os dados de cada beneficiário. Após o recebimento, o estudante terá, automaticamente, direito à primeira parcela do benefício, no valor de R$ 40. A segunda parcela será creditada no dia 29 de maio, e o cartão poderá ser utilizado somente em compras de produtos alimentícios. Saques não são permitidos.
A família receberá também uma carta de apresentação com todas as orientações sobre o uso do cartão e informações de produtos não permitidos, como bebidas alcoólicas, por exemplo.
A estratégia de uso do cartão vai também beneficiar a economia local, pois os alimentos serão adquiridos em supermercados, mercadinhos, padarias, açougues e outros estabelecimentos locais em todo o Ceará.
Reunião semanal
O governador falou sobre a reunião semanal que teve com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por 25 órgãos e instituições do Ceará, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em debate, a gravidade da situação, quando há uma rápida ocupação dos leitos, como destacou o governador Camilo Santana.
O chefe do Executivo disse ainda que, mesmo já com uma compra empenhada de 50 respiradores de uma empresa brasileira em São Paulo, a entrega do equipamento só poderá acontecer com a autorização do Ministério da Saúde.
Outro ponto que o governador lembrou é de que no último domingo (26) chegou à Fortaleza um avião fretado pelo Governo do Ceará com carga de quase 90 toneladas de insumos comprados diretamente da China.
O material, adquirido com recursos do Estado, chegou em uma aeronave da Ethiopian Airlines e era composto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para detecção da Covid-19. É o mesmo que já está sendo utilizado no Brasil e no mundo, com qualidade garantida. Ao todo o Governo do Ceará adquiriu mais de 270 toneladas de insumos, o que significa que logo outros aviões estarão aterrissando trazendo mais equipamentos.
Governador falou também que a Anvisa já autorizou os testes para detectar a covid-19 em farmácias privadas e lembrou que o crescimento de novos casos tem sido ainda maior que o número de leitos e UTIs criados.
Camilo Santana destacou ainda que o Governo do Ceará vai criar um canal exclusivo para combater a propagação de fake news.
O governador ressaltou ainda que mais uma vez, o Governo do Ceará tem mantido a decisão de transparência no enfrentamento à pandemia. E tem sido reconhecido.